Pacientes do Amazonas começam a ser transferidos para outros estados

Aviões da FAB também vão transportar equipamentos para Manaus

Publicado em 14/01/2021 - 19:40 Por Gésio Passos - Brasília

Por causa da superlotação dos hospitais em Manaus, um plano de cooperação entre o governo do Amazonas e o governo federal vai transferir 235 pacientes com a covid-19 para unidades de saúde de outros estados. Segundo o governo amazonense, 100 pacientes serão transferidos para hospitais universitários federais no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal. Outros 100 pacientes irão para a rede estadual de saúde de Goiás.
Durante coletiva em Manaus nesta quinta-feira (14), o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, coronel Franco Duarte, disse que os pacientes serão transferidos para hospitais com todas garantias.
A Ebserh, empresa que administra os hospitais universitários federais, informou, em nota, que vai disponibilizar 150 leitos em 9 estados - 22 deles UTIS - para os pacientes de Manaus. As Forças Armadas anunciaram ontem, quarta-feira, que serão destinadas 50 toneladas de equipamentos e material para a montagem de enfermaria de campanha em Manaus. Também serão transferidos 386 cilindros de oxigênio por aviões da Força Aérea.
A enfermaria com 60 leitos clínicos será montada na área do Hospital Delphina Aziz, unidade de referência para tratamento da covid-19 no Amazonas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo