Pará recebe novas amostras para sequenciamento genético do coronavírus
Após identificação de nova variante do novo coronavírus no amazonas, a secretaria de saúde envia 200 novas amostras para sequenciamento genético. O material foi encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.
A variante do novo coronavírus foi identificada em quatro japoneses que chegaram à Tokio após viagem pela região amazônica, neste mês. Segundo informações divulgadas pela Fiocruz Amazônia, a variante detectada nos japoneses pode ter evoluído de uma linhagem viral, emergente no Brasil, que circula no Amazonas desde abril do ano passado.
A informação é de uma nota técnica publicada nessa terça-feira (12) por pesquisadores da Fiocruz Amazônia. A partir dessa conclusão, os pesquisadores aprofundaram o sequenciamento genético de amostras coletadas de casos confirmados de covid-19 entre dezembro e janeiro, para mapear a circulação da variante no estado.
O chamado levantamento genômico é realizado em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e com o Laboratório Central de Saúde Pública do estado.