Por falta de insumo, Fiocruz adia entrega da vacina de Oxford

Princípio ativo contra a Covid-19 vem da China, mas está retido

Publicado em 19/01/2021 - 21:47 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Fiocruz adiou para março a entrega dos primeiros lotes da vacina desenvolvida em parceria com a universidade inglesa de Oxford e com a farmacêutica AstraZeneca. O motivo é o atraso na entrega do IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, pela AstraZeneca. O insumo está retido em uma empresa na China.

A expectativa era que os primeiros lotes da vacina chegassem na semana do dia 8 de fevereiro.

Em nota, a Fiocruz informou que o cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do IFA estiver confirmada. Mesmo assim, a instituição manteve o compromisso de entregar 50 milhões de doses até o mês de abril, mais 100 milhões até julho e outras 110 milhões de doses no segundo semestre.

O problema é semelhante ao que ocorre com 2 milhões de doses da mesma vacina, fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e com o IFA para a produção de mais doses da CoronaVac no Instituto Butantan.

Em um vídeo divulgado nessa terça-feira pelo Ministério da Saúde, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que o país está se esforçando para liberar as vacinas.

Quanto à Índia, o ministro da Saúde informou nessa segunda-feira que as negociações estão em curso e ele espera que as doses da vacina sejam liberadas ainda esta semana.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para a manhã desta quarta-feira uma audiência virtual com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tentar garantir o envio imediato do IFA da CoronaVac. Só assim o Instituto Butantan será capaz de fabricar vacinas no Brasil e entregar até o mês de abril o total de 46 milhões de doses previstas no contrato com o governo federal.

E a Anvisa informou que vai responder até o dia 29 o segundo pedido de Autorização Temporária de Uso Emergencial apresentado pelo Butantan, para usar 4,8 milhões de doses da CoronaVac.

Diferente do primeiro pedido, que tinha 10 mil páginas, este tem 933 páginas. Em nota, a Anvisa informou que muitos documentos são iguais nas duas solicitações e, por isso, os técnicos da agência reguladora só devem se debruçar sobre o que for diferente. O objetivo é responder o mais rápido possível.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo