logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio reabre 100 leitos para pacientes com covid-19

Medida foi tomada pela prefeitura, que pretende ativar mais 343 vagas
Baixar
Raquel Júnia
05/01/2021 - 12:53
Brasília

Mais 100 leitos para pacientes com covid-19 foram reabertos, em hospitais da rede municipal do Rio de Janeiro.

A medida faz parte da nova estratégia da prefeitura, de aproveitar as vagas que já existiam nas unidades de saúde convencionais, mas que estavam fechadas, e ao mesmo tempo desmobilizar o hospital de Campanha localizado no Riocentro, na zona oeste da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já não há mais pacientes nesta unidade.

80 dos novos leitos foram reabertos, nesta segunda-feira, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, considerado pela gestão anterior como referência no tratamento de pacientes com coronavírus. Outros 20 voltaram a operar no Hospital Municipal Souza Aguiar.

A previsão do prefeito Eduardo Paes é ativar 343 novos leitos exclusivos para Covid-19, sendo 150 contratados na rede privada.

Segundo o secretário de saúde, Daniel Soranz, a cidade tem 2.200 leitos desativados por falta de profissionais em unidades das redes municipal e federal.

A nova gestão da prefeitura, no entanto, ainda não informou detalhes sobre como pretende suprir a carência de profissionais. Por enquanto, a única medida se refere ao remanejamento das equipes do hospital de Campanha.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Alexandre Telles, afirma que a entidade vem acompanhando com preocupação desde o início da pandemia a situação dos leitos inativos nas três esferas de saúde, por falta de pessoal e destaca que o município vai ter dificuldade em recrutar os profissionais.

Telles acrescenta que há a expectativa de que o novo prefeito Eduardo Paes envie à Câmara de Vereadores o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, acordado na gestão Crivella, o que poderia atrair e reter os profissionais nas unidades de saúde do município.

O Ministério da Saúde também foi procurado para se posicionar sobre os leitos inativos na rede federal, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a taxa de ocupação de vagas hoje para pacientes com coronavírus na rede SUS da capital está em 91% em UTI e 87% nas de enfermaria.

 

x