RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19
Começou neste sábado (16), a distribuição do 1º lote de seringas para a campanha de vacinação contra covid-19, no estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses.
Uma grande operação foi montada para garantir a entrega de todo o material até a próxima quarta-feira, dia 20. O esquema conta com o suporte de 17 comboios da Polícia Militar, fazendo a escolta dos veículos com as seringas, além do reforço do policiamento que cobre as rodovias estaduais e federais.
100 policiais militares participarão diariamente da ação, que será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle.
O governador em exercício, Cláudio Castro, disse que o Rio de Janeiro vai seguir o Plano Nacional de Vacinação e ressaltou que a segurança é uma das ações para garantir que a imunização aconteça.
Perguntado sobre um possível lockdown devido à preocupação com a disponibilidade de leitos para atender os doentes com coronavírus, Castro voltou a dizer que não há este planejamento.
Cláudio Castro também afirmou que não está preocupado com qual vacina será usada, disse que o importante e imunizar a população.
Uma reunião agendada para esta segunda-feira (18) com todos representantes dos municípios do Rio vai acertar detalhes de logística para o início da vacinação.