logo Radioagência Nacional
Saúde

Decreto com novas regras para lockdown no DF deve ser publicado hoje

Baixar
Dayana Vitor
27/02/2021 - 15:53
Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se reuniu neste sábado (27) com o secretariado e presidentes de empresas públicas aqui do DF para discutir as ações do governo para o período em que estiverem valendo as medidas restritivas, anunciadas nessa sexta-feira.

O fechamento das atividades não essenciais, a partir da zero hora de domingo, foi determinado depois que as UTIS atingiram mais de 98% de ocupação.

Ibaneis explicou que um novo decreto deverá ser publicado hoje com a flexibilização de algumas medidas em áreas de menor impacto.

A expectativa do governador é que o lockdown dure 15 dias e, havendo controle dos casos e melhor capacidade nos hospitais, começaria a fase do fechamento das 20h às 5h da manhã.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, anunciou a abertura de 100 leitos de UTI. Atualmente, o DF conta com 329 leitos, de Terapia Intensiva e Cuidados Intermediários.

Do outro lado estão empresários que defendem que as medidas sejam revistas, e organizam um protesto contra o fechamento total do comércio.

No entorno do DF, prefeitos de seis municípios também irão adotar medidas mais rígidas para controle da covid-19 a partir da próxima segunda-feira (1º). Entre elas, toque de recolher e fechamento do comércio não essencial.

Desde o início da pandemia no Distrito Federal, mais de 240 mil pessoas já contraíram a covid-19, e quase cinco mil morreram por causa da doença.

x