Decreto com novas regras para lockdown no DF deve ser publicado hoje

Publicado em 27/02/2021 - 15:53 Por Dayana Vitor - Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se reuniu neste sábado (27) com o secretariado e presidentes de empresas públicas aqui do DF para discutir as ações do governo para o período em que estiverem valendo as medidas restritivas, anunciadas nessa sexta-feira.

O fechamento das atividades não essenciais, a partir da zero hora de domingo, foi determinado depois que as UTIS atingiram mais de 98% de ocupação.

Ibaneis explicou que um novo decreto deverá ser publicado hoje com a flexibilização de algumas medidas em áreas de menor impacto.

A expectativa do governador é que o lockdown dure 15 dias e, havendo controle dos casos e melhor capacidade nos hospitais, começaria a fase do fechamento das 20h às 5h da manhã.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, anunciou a abertura de 100 leitos de UTI. Atualmente, o DF conta com 329 leitos, de Terapia Intensiva e Cuidados Intermediários.

Do outro lado estão empresários que defendem que as medidas sejam revistas, e organizam um protesto contra o fechamento total do comércio.

No entorno do DF, prefeitos de seis municípios também irão adotar medidas mais rígidas para controle da covid-19 a partir da próxima segunda-feira (1º). Entre elas, toque de recolher e fechamento do comércio não essencial.

Desde o início da pandemia no Distrito Federal, mais de 240 mil pessoas já contraíram a covid-19, e quase cinco mil morreram por causa da doença.

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo