Diversos estados decretam lockdown para conter o coronavírus

Brasil teve ontem pior dia da pandemia, com 1.541 mortes

Publicado em 26/02/2021 - 14:57 Por Maíra Heinen - Brasília

A partir de segunda-feira (1º), o Distrito Federal terá horário especial para atividades não essenciais. É o primeiro lockdown na capital federal. Shoppings, comércio em geral, e outras atividades sociais devem ficar fechados entre 20h e 5h.

A decisão pelas restrições ocorreu após reunião do governador Ibaneis Rocha com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do DF, e vem como forma de enfrentamento à alta dos casos de covid-19. Na capital federal também é crescente a ocupação de leitos por pacientes com a doença.

Já em Salvador, a prefeitura e o Governo da Bahia decidiram adotar medidas conjuntas e decretaram lockdown no fim de semana. Atividades não essenciais ficarão fechadas a partir das 18h dessa sexta-feira até as 5h da próxima segunda-feira.

Outros estados e capitais também estão tomando medidas restritivas por causa dos altos índices relacionados à covid-19.

No Piauí, um decreto publicado na última terça-feira (23) com validade até 4 de março traz restrições de funcionamento em diversas áreas. O comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h, e os shoppings, entre meio-dia e 21h. A circulação de pessoas também fica proibida entre 23h e 5h da manhã em espaços e vias públicas.

O Maranhão ainda não adotou esse tipo de medida, mas o governador do estado, Flávio Dino, adiantou que já está debatendo o assunto com os municípios.
A Paraíba mantém, até 10 de março, toque de recolher entre 22h e 5h nos municípios com bandeiras vermelha e laranja. Já os bares, restaurantes e lanchonetes poderão ficar abertos entre as 6h e 16h. Após esse horário, apenas os serviços de delivery, até às 22h.

Pernambuco anunciou novas medidas a partir deste sábado. Até o dia 10 de março, estará proibida qualquer atividade não essencial, entre 22h e as 5h da manhã.

Rio Grande do Sul tem medidas rígidas até a próxima terça-feira (2), com suspensão geral de atividades das 20h às 5h em todos os municípios. O governo estadual ainda estuda a prorrogação da medida.

Na região Norte, Rondônia vive grave situação na saúde, e desde o dia 12 de fevereiro, por meio de decreto, o governo estadual tenta conter aglomerações. O secretário de Saúde do estado, Fernando Máximo, fez um desabafo nas redes sociais e alertou a população para a gravidade do momento.

Em relação às mortes pelo novo coronavírus, até o momento, o Brasil teve o pior dia da pandemia registrado nessa quinta-feira, com 1541 óbitos em 24 horas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação de agosto é a maior da série histórica, R$146,4 bilhões

A arrecadação de tributos federais cresceu 7,25% em agosto de 2021 em relação ao mesmo mês de 2020, isso já descontada a inflação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante delta é identificada em 95% de novos casos de covid em SP

Foram identificados 573 casos. Com isso, a cidade de São Paulo contabiliza 2.494 casos da variante desde o primeiro registro da delta, em julho. O restante dos casos, pouco mais de 4% das amostras, era da variante Gama.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP recebe o Salão de Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes

O evento vem em um momento de muita discussão em torno da sustentabilidade sobre o uso de automóveis com combustíveis fósseis e os impactos no meio ambiente.

Baixar arquivo