Governador do DF ameaça fechar divisa com Goiás

Ibaneis afirma que Caiado estaria “negligenciando” pacientes

Publicado em 25/02/2021 - 10:22 Por Daniella Longuinho - Brasília
Atualizado em 25/02/2020 - 16:35

O elevado número de casos de covid-19 e o número restrito de leitos de UTI nos sistemas de saúde público e privado do Distrito Federal levaram o governador Ibaneis Rocha a fazer um apelo ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que, segundo Ibaneis, estaria “negligenciando” os pacientes do estado vizinho e transferindo os cuidados de sua população ao DF.

Ibaneis chegou a ameaçar o fechamento das divisas com o Goiás, caso não haja ações para reverter a crise de saúde pública. A declaração do governador do Distrito Federal foi dada esta semana no site Metrópoles.

Segundo Ibaneis, Caiado precisa reabrir leitos de UTI e criar um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19.

Em nota à imprensa, Ronaldo Caiado repudiou a declaração do governador do DF sobre o possível fechamento das divisas, e disse que a atitude de Ibaneis “evidencia falta de empatia e respeito pela vida”.

A nota diz ainda que o governo de Goiás já cedeu medicamentos ao Amapá, recebeu pacientes de Manaus e atendeu pacientes do DF em hospitais de campanha, com o mesmo cuidado à vida dirigido aos goianos.

Nesta quarta-feira (24) em conversa com jornalistas, o governador Ibaneis afirmou que a saúde do Distrito Federal tem 25% dos leitos de UTIs ocupadas com a população de Goiás, e voltou a cobrar providências.

O presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Hélio Chaves, afirmou que um governador não tem competência de fechar as divisas dos territórios em relação aos vizinhos, pois seria ir contra o pacto federativo e o direito inviolável de ir e vir das pessoas. Mas a situação é possível se for decretado estado de emergência por causa da pandemia.

Segundo o ultimo boletim da secretaria de Saúde, o total de casos de covid-19 no DF está em 292.714, e os óbitos somam 4.791.

 

* Áudio substituído, texto e título alterados para substituição do termo "fronteira" por "divisa".

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Estudo indica que exercícios regulares não são afetados pela poluição

Manter a forma praticando exercícios regularmente, mesmo nos ambientes poluídos das grandes metrópoles, pode gerar mais benefícios do que malefícios, é o que diz um estudo da USP.

Baixar arquivo
Economia

Congresso Mercado Global de Carbono fala da COP-27 em 2º dia de evento

O Congresso vai até esta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, debatendo e apresentando projetos e estratégias com foco na sustentabilidade.

Baixar arquivo
Geral

Duas pessoas morreram nas ruas de São Paulo após recorde de frio

Nesta madrugada os termômetros chegaram a marcar 6,6ºC, a menor dos últimos 32 anos. A sensação térmica, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, era de 2ºC.

Baixar arquivo