Governador do DF ameaça fechar divisa com Goiás

Ibaneis afirma que Caiado estaria “negligenciando” pacientes

Publicado em 25/02/2021 - 10:22 Por Daniella Longuinho - Brasília
Atualizado em 25/02/2020 - 16:35

O elevado número de casos de covid-19 e o número restrito de leitos de UTI nos sistemas de saúde público e privado do Distrito Federal levaram o governador Ibaneis Rocha a fazer um apelo ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que, segundo Ibaneis, estaria “negligenciando” os pacientes do estado vizinho e transferindo os cuidados de sua população ao DF.

Ibaneis chegou a ameaçar o fechamento das divisas com o Goiás, caso não haja ações para reverter a crise de saúde pública. A declaração do governador do Distrito Federal foi dada esta semana no site Metrópoles.

Segundo Ibaneis, Caiado precisa reabrir leitos de UTI e criar um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19.

Em nota à imprensa, Ronaldo Caiado repudiou a declaração do governador do DF sobre o possível fechamento das divisas, e disse que a atitude de Ibaneis “evidencia falta de empatia e respeito pela vida”.

A nota diz ainda que o governo de Goiás já cedeu medicamentos ao Amapá, recebeu pacientes de Manaus e atendeu pacientes do DF em hospitais de campanha, com o mesmo cuidado à vida dirigido aos goianos.

Nesta quarta-feira (24) em conversa com jornalistas, o governador Ibaneis afirmou que a saúde do Distrito Federal tem 25% dos leitos de UTIs ocupadas com a população de Goiás, e voltou a cobrar providências.

O presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Hélio Chaves, afirmou que um governador não tem competência de fechar as divisas dos territórios em relação aos vizinhos, pois seria ir contra o pacto federativo e o direito inviolável de ir e vir das pessoas. Mas a situação é possível se for decretado estado de emergência por causa da pandemia.

Segundo o ultimo boletim da secretaria de Saúde, o total de casos de covid-19 no DF está em 292.714, e os óbitos somam 4.791.

 

* Áudio substituído, texto e título alterados para substituição do termo "fronteira" por "divisa".

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo