Justiça Federal determina prorrogação do auxílio emergencial no AM

Governo federal tem até próximo dia 18 para iniciar pagamentos

Publicado em 05/02/2021 - 11:42 Por Maíra Heinen - Brasília

A justiça Federal no Amazonas determinou que seja prorrogado por mais dois meses o auxílio emergencial para todos que têm os requisitos previstos na Medida Provisória que estabeleceu o auxílio residual no valor de R$300. A decisão responde a uma ação da Defensoria Pública da União e ainda cabe recurso.

De acordo com a determinação, o governo federal tem até o dia 18 de fevereiro para iniciar os pagamentos. O descumprimento pode levar à multa diária de 100 mil reais. A decisão da justiça diz que é visível a necessidade do auxílio, diante do agravamento da situação no estado.

Para a Defensoria, esse socorro financeiro vai permitir que a população não se exponha ao risco da contaminação, procurando emprego ou ajuda financeira, e possa cumprir o isolamento social.

O colapso total do sistema de saúde no Amazonas começou em meados de janeiro, quando pacientes internados morreram asfixiados devido à falta de oxigênio nos hospitais públicos de Manaus. A demanda de oxigênio no estado ainda é alta e a previsão é que 1500 pessoas sejam transferidas para tratamento em hospitais de outros estados. Até o momento, 503 já saíram do Amazonas em busca de tratamento. O estado também instalou  mini usinas, além de receber ajuda de outros países com o envio de cilindros de oxigênio.

Desde o final de 2020, o governo do Estado vem publicando decretos que indicavam o colapso iminente do sistema de saúde público. Até o próximo domingo, está restrita a circulação de pessoas em espaços e vias públicas 24h por dia, mas uma reunião a ser realizada ainda hoje deve definir se haverá ou não a prorrogação do decreto que determina as restrições.

Nessa quinta-feira, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a chegada de um novo lote com mais 100 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o estado. Ele ressaltou que as doses serão suficientes para vacinar os profissionais de saúde e idosos que compõem o grupo prioritário para receber a imunização.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo