Novas variantes da covid-19 foram encontradas no Rio Grande do Norte

A confirmação é do Instituto de Medicina Tropical da UFRN

Publicado em 22/02/2021 - 13:46 Por Leandro Martins - Brasília

As variantes P1 e P2 da covid-19, foram encontradas em mais um estado: o Rio Grande do Norte. A confirmação é do Instituto de Medicina Tropical, da Universidade Federal do estado, que analisa 91 amostras do coronavírus do estado e também da Paraíba. Ainda não foi divulgado o total dos casos.

Nas amostras da capital potiguar, Natal, recolhidas em janeiro e fevereiro deste ano, foi possível identificar a linhagem P1 encontrada pela 1ª vez em Manaus, em 2 pessoas, no final de dezembro.

Já a variante P2, também confirmada no estado, foi encontrada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em julho do ano passado; e, assim como a P1, é considerada preocupante porque é transmitida de forma mais rápida que a cepa original do coronavírus.

O virologista e pesquisador da Fiocruz-Amazônia, Felipe Naveca, afirma que as variantes da covid-19 são mais transmissíveis, e também é possível que as infecções sejam mais graves.

As informações da identificação de novas cepas da covid-19 são atualizadas sempre às quartas-feiras, pelo Ministério da Saúde.

Segundo os últimos dados da pasta, foram notificados 173 casos confirmados da variante P1; em 5 estados: Amazonas, Pará, São Paulo, Roraima e Ceará.

Já a variante do Reino Unido foi encontrada em 9 casos isolados no estado de São Paulo, 2 no Distrito Federal e 1 no Rio de Janeiro.

Ainda não há registro da circulação da variante Sul-africana no Brasil.

Lembrando que, segundo os pesquisadores, as medidas de prevenção ao contágio das variantes da covid-19 são as mesmas para evitar o coronavírus original: manter o distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Idosos e profissionais da área de saúde começaram a receber a 3ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Empresa Brasil de Comunicação completa 14 anos

A estatal foi criada durante o 1°Fórum Nacional de TVs Públicas, em 2007, a partir da incorporação da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Baixar arquivo
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo