Órgãos apontam falhas na transferência de pacientes do AM para o RJ

MPs e defensorias encaminharam ofício ao Ministério da Saúde

Publicado em 17/02/2021 - 21:39 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Um ofício assinado pelos ministérios públicos Federal e do Rio de Janeiro e pelas defensorias públicas do Estado e da União alertam o Ministério da Saúde para suposta falta de planejamento na transferência de pacientes de Manaus para o Rio.

Segundo o ofício, alguns pacientes apresentaram agravamento do quadro de saúde no decorrer da transferência. Também há indícios de falhas nas condições de transporte e até a ocorrência de um óbito 24 horas após a chegada no estado.

O documento aponta indícios de que as transferências realizadas não foram comunicadas a tempo de preparar a estrutura nos estados para receber os pacientes. Além de falhas na construção dos processos de trabalho, dos protocolos de regulação junto às autoridades sanitárias locais e de comunicação com as famílias das pessoas transferidas.

O documento cita ainda a falta de preparação. Quatro pacientes que foram levados para o Hospital Federal do Andaraí precisaram ser removidos para leitos de terapia intensiva de unidade estadual, sem planejamento prévio, comprometendo, segundo as autoridades, a assistência prestada.

O caso mais grave apontado pelo relatório técnico foi de um paciente que chegou ao Hospital Federal dos Servidores com quadro de “dessaturação importante”, “bala de oxigênio do transporte quase vazia” e foi internado na ala da enfermaria para pessoas sem Covid. Somente após cerca de 15 minutos ele teria sido direcionado a um leito adequado em uma unidade estadual, mas, devido à gravidade do quadro, evoluiu a óbito em 24 horas da sua chegada no estado.

No ofício, os órgãos encaminham diversos documentos para conhecimento, apuração e adoção das medidas cabíveis por parte da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

A reportagem procurou o Ministério da Saúde, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo