logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio de Janeiro começa a distribuir doses da vacina nos municípios

Baixar
Tâmara Freire
24/02/2021 - 16:52
Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde iniciou nesta quarta-feira (24) a distribuição das novas doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. A capital e as cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, devem ser as primeiras a receber as doses, transportadas por caminhões, devido à localização na Região Metropolitana. Já para os outros 84 municípios, as vacinas serão levadas de helicópteros ao longo desta quinta-feira.

O estado já recebeu 196 mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, que fazem parte do lote enviado pelo Instituto Serum (Índia) esta semana. Além disso, deve receber nos próximos dias mais de 118 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Seguindo as determinações do Programa Nacional de Imunizações, todas as 196 mil doses da vacina Oxford serão utilizadas imediatamente, já que a segunda dose pode ser aplicada com intervalo de três meses, e o Ministério da Saúde garantiu que haverá tempo hábil para a chegada de mais lotes e a conclusão do esquema vacinal.

Já a CoronaVac continuará sendo distribuída com reserva das doses necessárias para a segunda aplicação, com intervalo de até 28 dias. Desta forma, das cerca de 118 mil doses previstas, 20 mil serão reservadas para a segunda dose do último lote já enviado aos municípios, e o restante será entregue em duas etapas.

x