Vacinação contra Covid-19 é suspensa no Rio por falta de imunizante

Para quem já tomou a primeira dose, a segunda está garantida

Publicado em 17/02/2021 - 18:29 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi temporariamente suspensa na cidade do Rio. A interrupção do calendário por falta de doses, a partir desta quarta-feira, foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes. Com a medida, quem tem 82 anos, e iria se vacinar agora, deverá esperar até a chegada de mais doses do imunizante.

O município esperava receber nesta segunda-feira um novo lote do Instituto Butantan para dar continuidade à campanha. A expectativa, agora, é de que a próxima remessa chegue apenas na semana que vem. O calendário, no entanto, não sofrerá alteração para o público que vai receber a segunda dose, uma vez que foi feita uma reserva para garantir o reforço de quem já se vacinou na primeira etapa.

O município do Rio, assim como as demais cidades do Brasil, tem recebido as vacinas através do Plano Nacional de Imunização.

Durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que ainda aguarda comunicação oficial para saber a data exata para a retomada da campanha.

O cronograma do Ministério da Saúde prevê para a próxima terça-feira, dia 23, a retomada das remessas de imunizante aos estados. Ainda de acordo com informações da pasta, a quantidade de doses é definida de maneira proporcional ao público alvo do Plano de Vacinação contra a Covid.

Até o momento, o estado do Rio de Janeiro recebeu mais de 1 milhão de doses, sendo 855 mil da CoronaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que já foram entregues 842 mil doses aos 92 municípios. Do total, 242 mil destinadas à segunda dose da população que recebeu o imunizante do primeiro lote, no dia 20 de janeiro.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo