Brasil deve receber mais de 560 milhões de doses de vacinas este ano

Informação é do Ministério da Saúde

Publicado em 16/03/2021 - 08:20 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil pode receber quase 563 milhões de doses de vacinas até o fim deste ano. O Ministério da Saúde atualizou nessa segunda-feira (15) a lista de contratos firmados com as empresas farmacêuticas. E incluiu 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, dos Estados Unidos, e 38 milhões da empresa belga Janssen.

Com isso, já são 562,9 milhões de doses contratadas. Outros 13 milhões de doses, da norte-americana Moderna, ainda estão em negociação.

Eduardo Pazuello acrescentou que a transferência de tecnologia da vacina desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela anglo-sueca AstraZeneca para a Fiocruz está adiantada.

A expectativa do ministério é vacinar até o fim do mês de maio todas as pessoas que fazem parte de grupos prioritários e têm mais chance de desenvolver a forma grave da covid-19. E, a partir de junho, a vacinação seria ampliada aos brasileiros com 18 anos ou mais. A meta é vacinar toda a população ainda este ano.

As doses de vacina que sobrarem serão usadas em uma eventual campanha de imunização no ano que vem.

Eduardo Pazuello destacou a gravidade da segunda onda da pandemia no Brasil e pediu união para evitar o colapso da saúde nos estados.

E, também nessa segunda, os técnicos da Anvisa se reuniram com representantes da farmacêutica chinesa CanSino e das empresas Precisa, do Brasil, e Bharat Biotech, da Índia. Eles demonstraram interesse em trazer novas vacinas para o Brasil. A agência reguladora apresentou aos empresários as regras para a obtenção da autorização de uso emergencial ou do registro sanitário. Cabe à empresa decidir qual tipo de pedido será apresentado.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo
Saúde

Inca lança aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, lançou neste sábado um novo aplicativo para facilitar o cadastro de doadores de órgãos.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunizações completa 48 anos

Nos últimos meses quando se fala em Programa Nacional de Imunizações, o PNI, vem logo à mente a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo