Brasil deve receber mais de 560 milhões de doses de vacinas este ano

Informação é do Ministério da Saúde

Publicado em 16/03/2021 - 08:20 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil pode receber quase 563 milhões de doses de vacinas até o fim deste ano. O Ministério da Saúde atualizou nessa segunda-feira (15) a lista de contratos firmados com as empresas farmacêuticas. E incluiu 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, dos Estados Unidos, e 38 milhões da empresa belga Janssen.

Com isso, já são 562,9 milhões de doses contratadas. Outros 13 milhões de doses, da norte-americana Moderna, ainda estão em negociação.

Eduardo Pazuello acrescentou que a transferência de tecnologia da vacina desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford e pela anglo-sueca AstraZeneca para a Fiocruz está adiantada.

A expectativa do ministério é vacinar até o fim do mês de maio todas as pessoas que fazem parte de grupos prioritários e têm mais chance de desenvolver a forma grave da covid-19. E, a partir de junho, a vacinação seria ampliada aos brasileiros com 18 anos ou mais. A meta é vacinar toda a população ainda este ano.

As doses de vacina que sobrarem serão usadas em uma eventual campanha de imunização no ano que vem.

Eduardo Pazuello destacou a gravidade da segunda onda da pandemia no Brasil e pediu união para evitar o colapso da saúde nos estados.

E, também nessa segunda, os técnicos da Anvisa se reuniram com representantes da farmacêutica chinesa CanSino e das empresas Precisa, do Brasil, e Bharat Biotech, da Índia. Eles demonstraram interesse em trazer novas vacinas para o Brasil. A agência reguladora apresentou aos empresários as regras para a obtenção da autorização de uso emergencial ou do registro sanitário. Cabe à empresa decidir qual tipo de pedido será apresentado.

 

Últimas notícias
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo
Segurança

Deputado cassado Valdevan Noventa é investigado pela polícia de SP

O ex-deputado federal Valdevan é presidente licenciado do Sindmotoristas, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de São Paulo. Ele e outros diretores do sindicato são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Economia

Receita Federal regulamenta nova transação para créditos tributários

Uma das novidades é que o desconto máximo dos créditos negociados foi ampliado de 50 para 65%. Além disso, o limite de parcelas para o público geral passou de 84 para 120.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil reconhece 14 cidades em situação de emergência em MS

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul por causa de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Anatel prorroga por dois meses a ativação do 5G em 15 capitais

A Anatel decidir mudar o cronograma de ativação do 5G no Brasil. O prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

Baixar arquivo