Butantan pede rapidez para autorização de testes de soro anticovídico

Anvisa informou que cuidado é necessário para garantir segurança

Publicado em 19/03/2021 - 21:42 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, pediu agilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorizar o início dos ensaios clínicos do soro anticovídico que está sendo desenvolvido pelo instituto.

O Instituto Butantan entrou com a documentação pedindo a autorização para começar os ensaios clínicos no dia 2 de março.

No dia 10, depois de um pedido da Anvisa, o Butantan enviou um dos documentos exigidos pela agência, o protocolo clínico da pesquisa e, nessa sexta-feira, houve uma reunião entre técnicos da Anvisa e do instituto para discutir informações que ainda estariam faltando no pedido para autorizar o estudo.

Em nota, a Anvisa informou que os questionamentos apresentados pela agência vão ser enviados formalmente para o laboratório no formato de exigência técnica.

A nota também informa que a equipe do Instituto Butantan deve adequar uma nova versão do protocolo de pesquisa para cobrir aspectos levantados pela Agência, e que ainda estão em aberto.

Segundo a Anvisa, o cuidado é necessário porque até agora o soro não tinha sido testado em humanos.

O soro anticovídico é produzido a partir do plasma do sangue de cavalos e, diferente da vacina que previne, o soro é um produto que ajuda no tratamento das pessoas que já contraíram o coronavírus, evitando o agravamento da saúde dos pacientes.

Edição: Sumaia Villela - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo