Cidade da fronteira enfrenta problemas por causa de dengue e pandemia

Assis Brasil (AC) está fechada cerca de 1 ano por conta da covid-19

Publicado em 04/03/2021 - 14:00 Por Maíra Heinen - Brasília

A cidade de Assis Brasil, no Acre, enfrenta atualmente problemas relacionados à pandemia, dengue, enchentes e ainda, o impasse com imigrantes que querem sair do Brasil passando pela fronteira com o Peru. A região está fechada há cerca de 1 ano em razão da pandemia.

Mais de 400 estrangeiros estão na cidade aguardando a abertura da fronteira, em acampamentos na ponte entre os dois países e em dois abrigos instalados pela prefeitura em escolas da cidade. Mas, entre as maiores preocupações das autoridades locais, está a circulação do coronavírus e a recusa de grande parte dos imigrantes em realizar os testes para a doença.

Apenas 90 pessoas se dispuseram a fazer as testagens e destas, 13 apresentaram resultado positivo para a doença. Eles foram isoladas em abrigos e hotéis, mas alguns já saíram do isolamento, como conta o secretário de assistência social da cidade, Marissandro Nascimento.

Os testes foram suspensos porque a prefeitura aguarda, no próximo fim de semana, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde, que vai ao município fazer o acompanhamento dos imigrantes em relação à covid-19 e outras doenças. O grupo deve permanecer 3 dias na cidade.

Há cerca de duas semanas, os migrantes que ocupam a ponte decidiram bloquear a passagem de caminhões que fazem entregas de mercadorias e produtos no país vizinho. Tanto em Assis Brasil, quanto na cidade de Iñapari, no Peru, a fila de caminhões só cresce. Já houve conflitos entre os migrantes, servidores da região de fronteira e caminhoneiros.

Por causa da situação, a Força Nacional de Segurança foi autorizada pelo Governo Federal a seguir para a região. Os agentes devem ficar no local até meados de abril, se a medida não for prorrogada.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo