logo Radioagência Nacional
Saúde

Cidades turísticas do RJ terão barreiras sanitárias durante o feriadão

Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
24/03/2021 - 17:23
Rio de Janeiro

O feriadão de 10 dias proposto pelo governo do Rio de Janeiro para tentar diminuir os números da Covid-19 acendeu um alerta em muitas cidades turísticas do Estado. Os gestores municipais temem que a medida aumente o fluxo por esses locais, especialmente de moradores da Região Metropolitana, agravando, assim, a situação nos destinos mais procurados. Algumas prefeituras já anunciaram barreiras sanitárias, acompanhadas de medidas diversas.

Rio das Ostras, na região dos Lagos, por exemplo, decidiu vetar a entrada de pessoas que não tenham uma motivação essencial para ir até a cidade. Somente quem vive ou trabalha no município, profissionais das áreas de saúde e segurança e pessoas que tenham algum serviço agendado podem passar pelas barreiras sanitárias. A Prefeitura adotou a medida porque todos os leitos hospitalares estão ocupados, e já há risco de colapso no sistema funerário.

Saquarema também vai implantar barreiras nas vias de acesso, mas pretende continuar autorizando a entrada de quem comprovar hospedagem em hotéis ou pousadas. Visitantes sem esse planejamento serão barrados.

Já a cidade de Cabo Frio, que até o momento também está permitindo a entrada de turistas com reserva nos meios de hospedagem, pretende publicar um decreto esta semana com sinalizações de que este não é o momento de passear pela cidade. O comunicado da Prefeitura, no entanto, não deixou claro se os visitantes serão proibidos de entrar.

Outra região bastante procurada é a Serrana, e tanto Petrópolis quanto Teresópolis e Nova Friburgo terão pontos de controle nas vias de acesso.

Mas, enquanto Teresópolis decidiu vetar a entrada de turistas, permitindo a passagem apenas de quem mora ou trabalha no município, Petrópolis vai autorizar compradores do Polo de Moda cadastrados previamente, além de pessoas de outras cidades com reserva em hoteis ou pousadas.

A cidade pretende, ainda, diminuir o contágio com outras medidas, como a proibição de permanência em áreas públicas entre 22h e 5h, e restrição de funcionamento de bares e restaurantes a 50% da capacidade.

Já o município de Nova Friburgo ainda está debatendo as medidas restritivas em seu comitê operacional de emergência em saúde, que vai definir quem poderá passar pelas barreiras sanitárias.

x