Prefeitos criam consórcio para comprar vacinas

Publicado em 22/03/2021 - 20:42 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília
Atualizado em 22/03/2021 - 19:30

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras formado, por enquanto, por mais de mil municípios do país, espera adquirir 20 milhões de vacinas até junho deste ano. 

A iniciativa começou a ser organizada há um mês, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra de vacinas diretamente pelos estados e municípios. Nesta segunda-feira (22), uma assembleia geral do consórcio aprovou o estatuto da organização com o voto de 1.192 municípios. Porém, mais de 2.600 cidades do país já mostraram interesse em participar do projeto.

Organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o consórcio espera eleger uma liderança na próxima semana, como explicou o presidente da Frente dos Prefeitos, Jonas Donizzete. O presidente da FNP acredita poder convencer o mundo da necessidade de ajudar o Brasil.

O consórcio contratou como consultora Carla Domingues, que foi secretária do Programa Nacional de Imunização por mais de 10 anos. A especialista calcula que é possível comprar 20 milhões de doses por meio do consórcio, antecipando em 1 mês o prazo para vacinar todo o grupo prioritário de 80 milhões de brasileiros e brasileiras.

A consultora do consórcio sugere três estratégias para conseguir as 20 milhões de doses. A primeira é por meio de um Fundo da OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde. A segunda estratégia é pressionar o consórcio da Covax Facility, ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), para ampliar de 10 para 20 milhões o número de doses destinadas ao Brasil.

E a terceira estratégia é sensibilizar os Estados Unidos para transferir 5 das 30 milhões de doses da AstraZeneca que estão estocadas no país, esperando a liberação da agência reguladora local. 

Edição: Alessandra Esteves / Graziele Leitão

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo