Estados intensificam medidas restritivas para conter coronavírus

Prorrogação de lockdown e toque de recolher estão entre ações adotadas

Publicado em 25/03/2021 - 16:57 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para conter a grave crise sanitária e barrar o avanço da contaminação do coronavírus, estados intensificam medidas de isolamento, prorrogam lockdown, toques de recolher e ampliam os grupos prioritários para vacina.

Um desses estados é o Amapá, que tem 17 municípios: 14 estão na fase roxa e três na vermelha – as duas mais graves classificações de risco de contágio para a covid-19. O governo amapaense prorrogou o lockdown em todo o estado, a partir desta quinta-feira (25). Serão mais sete dias de suspensão das atividades não essenciais, proibição da venda de bebidas alcoólicas e o fechamento total de atividades comerciais no fim de semana. Nas redes sociais, o governador Waldez Góes explicou a necessidade das medidas e pediu apoio da população.

Na Bahia, o governador Rui Costa prorrogou até o dia 5 de abril o toque de recolher em todo o estado, com restrição de circulação das 18h até as 5h. Também ficam suspensos eventos, como casamentos, formaturas, prática de esporte amador em grupo e aulas em academias de dança e ginástica.

Já o Mato Grosso do Sul terá barreiras sanitárias em aeroportos e rodovias e toque de recolher mais severo, a partir desta sexta-feira (26). Até o dia 4 de abril, está proibida a circulação de pessoas e veículos, e o funcionamento de serviços não essenciais de segunda a sexta-feira, das 20h até as 5h. Quatro municípios estão em grau extremo de covid e outros 48 com risco elevado – a pior situação desde o início da pandemia. O secretário de Saúde Geraldo Resende explica que as medidas visam frear o número de casos e de mortes por coronavírus no estado, que atingiram o ponto máximo esta semana.

Já no Distrito Federal, começou nesta quinta o agendamento para vacinação de profissionais de saúde que não trabalham na linha de frente do combate à covid. É o caso da fisioterapeuta Emanuele Oliveira, que pretende se vacinar agora. Serão disponibilizadas 26 mil doses para essas pessoas, com imunização a partir desta sexta (26) até o próximo dia 30.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo