Governo do Maranhão prorroga medidas restritivas até o dia 21

Publicado em 13/03/2021 - 16:19 Por Daniella Longuinho - Brasília

As medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Maranhão foram prorrogadas até o dia 21 de março. Seguem suspensos no estado o atendimento presencial em órgãos públicos e aulas presenciais. O comércio continua com restrição e as igrejas só podem funcionar com o limite de 30% da capacidade. 

Nessa sexta-feira, o governador Flávio Dino determinou a suspensão do funcionamento de bares e restaurantes, entre os dias 15 e 21 de março, nos quatro municípios da ilha de São Luís.

O governo maranhense também anunciou a criação de dois auxílios emergenciais para o segmento da cultura e de bares e restaurantes para minimizar os impactos das novas restrições. Os auxílios serão concedidos em parcela única de R$ 600 e valem para as cidades de Região Metropolitana de São Luís.

Flávio Dino também fez um balanço da crise sanitária no estado e relatou que na cidade de Bacabal chegou a faltar oxigênio nessa quinta-feira. Sendo necessário a transferência de pacientes para a capital. O governo estadual informou que já está atuando para suprir a demanda de oxigênio do município.

O Maranhão vive uma situação peculiar quanto à vacinação. Até o dia 11 de março foram recebidas 515 mil doses, mais de 300 mil foram distribuídas aos municípios e 283 mil doses aplicadas. Segundo o governador, das 217 cidades do estado, 212 estão com aplicação acima de 60%, condição imposta pelo governo estadual para o recebimento de novas doses. Flávio Dino garantiu que o estado tem orientado as cidades para aumentar a vacinação. Com o novo decreto, somente os municípios que alcançarem 70% de aplicação das doses recebidas serão beneficiados com novos lotes de vacina.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo