Governo do Maranhão prorroga medidas restritivas até o dia 21

Publicado em 13/03/2021 - 16:19 Por Daniella Longuinho - Brasília

As medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Maranhão foram prorrogadas até o dia 21 de março. Seguem suspensos no estado o atendimento presencial em órgãos públicos e aulas presenciais. O comércio continua com restrição e as igrejas só podem funcionar com o limite de 30% da capacidade. 

Nessa sexta-feira, o governador Flávio Dino determinou a suspensão do funcionamento de bares e restaurantes, entre os dias 15 e 21 de março, nos quatro municípios da ilha de São Luís.

O governo maranhense também anunciou a criação de dois auxílios emergenciais para o segmento da cultura e de bares e restaurantes para minimizar os impactos das novas restrições. Os auxílios serão concedidos em parcela única de R$ 600 e valem para as cidades de Região Metropolitana de São Luís.

Flávio Dino também fez um balanço da crise sanitária no estado e relatou que na cidade de Bacabal chegou a faltar oxigênio nessa quinta-feira. Sendo necessário a transferência de pacientes para a capital. O governo estadual informou que já está atuando para suprir a demanda de oxigênio do município.

O Maranhão vive uma situação peculiar quanto à vacinação. Até o dia 11 de março foram recebidas 515 mil doses, mais de 300 mil foram distribuídas aos municípios e 283 mil doses aplicadas. Segundo o governador, das 217 cidades do estado, 212 estão com aplicação acima de 60%, condição imposta pelo governo estadual para o recebimento de novas doses. Flávio Dino garantiu que o estado tem orientado as cidades para aumentar a vacinação. Com o novo decreto, somente os municípios que alcançarem 70% de aplicação das doses recebidas serão beneficiados com novos lotes de vacina.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo