Ministério da Saúde autoriza financiamento de leitos de UTI

21 estados foram contemplados com verba para mais de 3 mil leitos

Publicado em 13/03/2021 - 13:11 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério da Saúde autorizou nesta sexta-feira o financiamento pelo SUS de mais de 3.950 leitos de UTI para adultos e 15 leitos de UTI pediátrica para atendimento a covid-19 em 21 estados. A habilitação desses leitos será de caráter excepcional e temporário, com repasse de 188 milhões de reais.

Foram contemplados pelo Governo Federal os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Os pedidos de financiamento de leitos para o Ministério da Saúde são feitos diretamente pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que precisam garantir a estrutura necessária para o funcionamento das unidades.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vinha cobrando habilitação dessas UTI pelo Governo Federal. Segundo o órgão, em dezembro de 2020 havia 12003 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde, esse número caiu para 7.717 em janeiro deste ano e para apenas 3187 em fevereiro em um cenário de aumento crescente da pandemia. O Supremo Tribunal Federal já havia determinado que o Ministério da Saúde custeasse leitos de UTI no Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Maranhão. O Ministério da Saúde afirmou que apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, a pasta está disponibilizando recursos financeiros e auxílio técnico para enfrentamento da covid-19 neste momento de emergência.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Souza Neto

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo