MPSP abre inquérito para investigar Prevent Senior

Operadora estaria distribuindo kit de medicamentos para covid

Publicado em 25/03/2021 - 15:24 Por Nelson Lin * - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu inquérito civil para investigar a Prevent Senior, uma das maiores operadoras de saúde do país, que estaria fazendo a distribuição de um kit de medicamentos em desacordo com as normas do Conselho Federal de Medicina. O kit de remédios para covid-19, composto por Hidroxicloroquina, Ivermectina, Azitromicina e Prednisona, estaria sendo entregue aos pacientes antes mesmo de uma consulta médica e também para assintomáticos. Além disso, a suposta consulta médica estaria sendo feita por enfermeiras e não por médicos.

O promotor Arthur Pinto Filho ainda lembra que o uso de um dos remédios, a Ivermectina, foi desaconselhado pela Agência Europeia de Medicamentos e pelo próprio fabricante do produto, a Merck. O promotor oficiou o Conselho Regional de Medicina e o Conselho de Enfermagem para averiguarem também esses fatos.

A Associação Médica Brasileira (AMB) também emitiu um alerta de que esses medicamentos não possuem eficácia científica comprovada, quer seja na prevenção ou fase inicial ou nas fases avançadas da covid-19 e que, por isso, a utilização deles deve ser banida.

Para se ter uma ideia do perigo do uso desses remédios, o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou nesta quarta-feira (24) o diagnóstico de hepatite medicamentosa em um homem que fez uso desses medicamentos e ele precisará de um transplante de fígado.

Em nota, a Prevent Senior afirmou que a linha de atendimento adotada pelos médicos que lá trabalham resultou em mais de 35 mil vidas salvas e que, se instada por autoridades, a operadora prestará todos os esclarecimentos

* Com produção de Wesley Cerqueira

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo