Prefeitos se unem para criar consórcio e agilizar compra de vacinas

Publicado em 01/03/2021 - 20:27 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos se reuniu nesta segunda-feira (1º) com cerca de mil gestores municipais interessados em aderir a um consórcio nacional para comprar vacinas contra a covid-19. O grupo também pretende usar a ação coletiva para comprar insumos, como oxigênio hospitalar.

A Frente Nacional de Prefeitos informou que, neste primeiro dia, 66 municípios formalizaram o interesse em participar da iniciativa. O prazo para adesões fica aberto até meio-dia da sexta-feira (5).

O presidente da Frente, Jonas Donizette, anunciou que a entidade vai produzir um modelo de projeto de lei para os prefeitos enviarem às câmaras de vereadores. A expectativa é que o consórcio saia do papel ainda este mês.

Sobre a origem de verbas para o consórcio, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, afirmou que existem três possibilidades. A primeira é conseguir o dinheiro com o governo federal; a segunda é que organismos internacionais financiem a compra de vacinas e insumos; e a terceira origem de recursos poderia ser a partir de uma articulação de investidores brasileiros, liderados pela empresária Luiza Trajano, para levantar verbas no setor privado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Bolsonaro atribui aumento de combustíveis a imposto dos estados

Em viagem ao Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (14), o Presidente Jair Bolsonaro comentou os altos preços dos alimentos e combustíveis para veículos e gás de cozinha. Ele se disse sensível ao aumento dos itens alimentícios, no país, mas declarou que não vai interferir.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra 1º caso de raiva em cães e gatos desde 1995

O estado do Rio de Janeiro registrou seu primeiro caso de raiva em cães e gatos desde 1995. O caso foi registrado na Unidade de Medicina Veterinária Municipal Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, zona norte carioca.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan entrega mais um milhão de doces e aguarda insumos da China

O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira (14) cerca de um milhão de doses do segundo lote de 54 milhões de vacinas, contratado pelo Ministério da Saúde. O Butantan aguarda, agora, a chegada de 10 mil litros de IFA da China, para continuar a produção de mais de 18 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira a Seleção Brasileira que vai enfrentar Equador e Paraguai

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (14) os convocados da Seleção Brasileira para os jogos contra o Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Aparelhos precisam se adaptar para captar faixa estendida da rádio FM

Migração de emissoras AM aumentou opções para ouvintes, mas é preciso que fabricantes atualizem tecnologia para garantir que as novas rádios cheguem na outra ponta, a exemplo de aplicativos FM para celulares.

Baixar arquivo
Geral

Fiocruz deve receber mais duas remessas de IFA da Astrazeneca este mês

Mais duas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina de Oxford/Astrazeneca devem chegar à Fundação Oswaldo Cruz ainda neste mês de maio. O primeiro lote está previsto para o dia 22 e o outro é aguardado para o dia 29.

Baixar arquivo