logo Radioagência Nacional
Saúde

Servidores da Saúde protestam contra fechamento de hospital no RJ

Baixar
Solimar Luz
10/03/2021 - 17:29
Rio de Janeiro

 

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quarta-feira (10) o fechamento do Hospital Eduardo Rabello - referência no atendimento a idosos na Zona Oeste da capital fluminense. No local, também eram atendidos pacientes com covid-19.
De acordo com o titular da pasta, Carlos Alberto Chaves, a unidade apresenta problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras, correndo risco de desabamento. Além desses problemas, o secretário justificou que o hospital estava sendo subutilizado, com taxa de ocupação abaixo de 30%.
Em protesto contra o fechamento, servidores realizaram manifestação em frente à Assembleia Legislativa. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado, Chris Gerardo, afirmou que o momento é de preocupação frente à curva ascendente da covid-19.
O secretário Carlos Chaves explicou que os cinco últimos pacientes ainda internados no Hospital Eduardo Rabello serão transferidos para outra unidade até domingo, e que os funcionários realocados.
Ele também anunciou a abertura de 93 novos leitos, sendo 83 de UTI. Segundo o secretário, os hospitais de campanha não serão reabertos.
Também nesta quarta-feira o governador em exercício Cláudio Castro disse que o estado está preparado para agir diante de um possível aumento de infecções pelo novo coronavírus.
Sobre a possibilidade de medidas mais duras contra a pandemia, o secretário de Saúde Carlos Alberto Chaves afirmou que o governo já admite inclusive barrar a entrada de turistas no estado.

x