Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

Não será permitida a venda em farmácias

Publicado em 20/04/2021 - 15:10 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta terça-feira (20), por unanimidade, o uso emergencial temporário, em caráter experimental, de medicamento para o tratamento da Covid-19: o REGN-COV-2.

No dia 1º de abril, a farmacêutica suíça Roche, que produz o medicamento em parceria com a empresa norte-americana Regeneron, entrou com o pedido na Anvisa para uso emergencial do remédio no Brasil.

Trata-se de um coquetel contendo dois medicamentos que são anticorpos feitos em laboratório. Eles imitam o sistema imunológico na tentativa de neutralizar o novo coronavírus.

As áreas técnicas da Anvisa deram parecer favorável à liberação emergencial do remédio, entre elas, a gerência de Medicamentos e Produtos Biológicos, sob a coordenação do servidor Gustavo Mendes Lima Santos.

Quanto às incertezas destacadas pela área técnica da Anvisa, está a necessidade de mais dados sobre as plantas para fabricação do medicamento no Brasil, além de outros dados sobre testes clínicos para a variante P1, e também sobre mulheres grávidas.

Existem, atualmente, quatro estudos clínicos em andamento sobre esse remédio. O gerente da Anvisa, Gustavo Mendes Santos, destacou que os resultados preliminares são positivos.

A relatora do caso na Anvisa, a diretora Meiruze Freitas, afirmou que agências reguladoras dos Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, entre outras, já deram autorização para o uso emergencial do produto. Mas, nenhum país do mundo deu ainda o registro definitivo do medicamento contra a covid-19.

O REGN-COV-2 é recomendado para pacientes sintomáticos da doença com risco de evoluir para casos graves, como idosos, pessoas obesas ou com doenças crônicas. Ele é ainda restrito para pessoas com mais de 12 anos e mínimo de 40 quilos. A Anvisa liberou o uso do medicamento pelo período de 12 meses.

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo
Educação

Língua Brasileira de Sinais ainda é pouco difundida no Brasil

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há 19 anos como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, ainda é pouco difundida no país. Quem não convive diretamente com essa parcela da população dificilmente aprende Libras. 

Baixar arquivo