Fiocruz recomenda festejo da Páscoa somente com moradores da casa

Orientação para não receber visitas faz parte de cartilha contra Covid

Publicado em 01/04/2021 - 19:19 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com o aumento do contágio e mortes por Covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, podem provocar o agravamento da pandemia. Com o objetivo de orientar sobre como se proteger nesses encontros, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou a cartilha de recomendações para os festejos de fim de ano às festividades da Semana Santa, incluindo o domingo de Páscoa.

A principal intenção desta iniciativa é mostrar que a forma mais segura de celebrar a Páscoa é comemorar sem visitas, apenas com os moradores da casa. Segundo a Fiocruz, nenhuma outra medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19.

Para diminuir os riscos, é preciso seguir com atenção todas as orientações sobre o uso da máscara: usar na maior parte do tempo, ter um saco para guardá-la enquanto estiver comendo ou bebendo e ter sempre uma máscara limpa extra para trocar após duas horas de uso ou quando estiver úmida ou suja.

A cartilha traz também informações sobre o preparo e manuseio de alimentos, limite de pessoas e ventilação nos ambientes, descarte de lixo e disponibilização de álcool em gel. As recomendações sobre lavagem das mãos permanecem e também estão listadas as situações e as condições de saúde que impedem as pessoas de participarem de confraternizações.

A cartilha “Covid-19 – preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa” já está disponível no portal.fiocruz.br

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo