Fiocruz recomenda festejo da Páscoa somente com moradores da casa
Com o aumento do contágio e mortes por Covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, podem provocar o agravamento da pandemia. Com o objetivo de orientar sobre como se proteger nesses encontros, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou a cartilha de recomendações para os festejos de fim de ano às festividades da Semana Santa, incluindo o domingo de Páscoa.
A principal intenção desta iniciativa é mostrar que a forma mais segura de celebrar a Páscoa é comemorar sem visitas, apenas com os moradores da casa. Segundo a Fiocruz, nenhuma outra medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19.
Para diminuir os riscos, é preciso seguir com atenção todas as orientações sobre o uso da máscara: usar na maior parte do tempo, ter um saco para guardá-la enquanto estiver comendo ou bebendo e ter sempre uma máscara limpa extra para trocar após duas horas de uso ou quando estiver úmida ou suja.
A cartilha traz também informações sobre o preparo e manuseio de alimentos, limite de pessoas e ventilação nos ambientes, descarte de lixo e disponibilização de álcool em gel. As recomendações sobre lavagem das mãos permanecem e também estão listadas as situações e as condições de saúde que impedem as pessoas de participarem de confraternizações.
A cartilha “Covid-19 – preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa” já está disponível no portal.fiocruz.br