Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

A data alerta para a doença que afeta um quarto da população do Brasil

Publicado em 26/04/2021 - 08:15 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2019, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tinham pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.

A dona de casa Maria do Carmo da Silva, de 56 anos percebeu que havia algo errado porque tinha dores de cabeça frequentes. “Às vezes, eu sentia muita dor na nuca”, relata. “Aí eu consultei e o médico falou que era hipertensão”. Dores de cabeça, tonteiras, vista turva e cansaço repentino são sinais de que está na hora de procurar ajuda.

Só que nem todo mundo tem a mesma sorte de Maria de Carmo que teve sintomas. Algumas pessoas podem passar anos sem apresentar qualquer sinal. E aí é que mora o perigo. A cardiologista Rica Buchler explica: “a pressão pode estar alta e não dar sintoma nenhum – a pressão não controlada pode afetar rins, cérebro e coração – e o tratamento previne que isso ocorra”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão é responsável por oito a cada dez acidentes vasculares cerebrais registrados no país e por seis a cada dez infartos.

Para Rica Buchler depois de um ano de pandemia de coronavírus, as pessoas que sofrem dessa doença crônica estão mais expostas as complicações, já que deixaram de fazer o acompanhamento de rotina. “Hipertensão é algo que você não consegue resolver com consulta online, em algum momento a pressão tem que ser aferida”, alerta.

Pessoas que tem familiares com hipertensão tem mais chance de também desenvolver a doença. Mas também é possível prevenir ou, pelo menos atrasar o problema, com alimentação saudável, muitas frutas e legumes e baixo teor de sal. Atividade física regular também é recomendável, assim como medir a pressão arterial com uma certa regularidade.

Edição: Francisco Marques - editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo