Rio de Janeiro faz fiscalização das novas medidas de restrições
No primeiro dia de fiscalização das novas medidas de restrição para conter a propagação do coronavírus na cidade, a Prefeitura registrou 1.266 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos. A lista inclui infrações sanitárias e de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Só no sábado, os fiscais multaram 87 bares, restaurantes e ambulantes; e fecharam 26 estabelecimentos.
As equipes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, atuaram em todo o Rio. Em outra frente de fiscalização, Guardas Municipais realizaram rondas em todas as regiões da cidade e checaram denúncias de aglomeração, recebidas pela Central 1746 da Prefeitura.
Os principais pontos das novas regras, em vigor desde sábado, se referem ao funcionamento das atividades não essenciais, como bares, restaurantes, cinemas e teatros, que agora podem ficar abertos até as dez da noite. No caso dos bares e restaurantes há mais uma hora de tolerância para o fechamento.
A prefeitura também suspendeu o escalonamento de horários de início de funcionamento para as diferentes atividades econômicas e permitiu o retorno das feiras livres de artes. No entanto, nos finais de semana, continuam valendo as mesmas restrições anteriores para as praias e parques, sem comercio ambulante e liberação apenas para atividades físicas individuais ou em pequenos grupos, com a proibição de permanência nas areias.
Também continua a restrição de permanência nas vias públicas, entre onze horas da noite e cinco da manhã, em toda o Rio, assim como o funcionamento das boates, casas de shows, festas públicas e particulares.