Rio de Janeiro faz fiscalização das novas medidas de restrições

Novas regras para conter o coronavírus entraram em vigor no sábado

Publicado em 25/04/2021 - 16:41 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No primeiro dia de fiscalização das novas medidas de restrição para conter a propagação do coronavírus na cidade, a Prefeitura registrou 1.266 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos. A lista inclui infrações sanitárias e de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Só no sábado, os fiscais multaram 87 bares, restaurantes e ambulantes; e fecharam 26 estabelecimentos.

As equipes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, atuaram em todo o Rio. Em outra frente de fiscalização, Guardas Municipais realizaram rondas em todas as regiões da cidade e checaram denúncias de aglomeração, recebidas pela Central 1746 da Prefeitura.

Os principais pontos das novas regras, em vigor desde sábado, se referem ao funcionamento das atividades não essenciais, como bares, restaurantes, cinemas e teatros, que agora podem ficar abertos até as dez da noite. No caso dos bares e restaurantes há mais uma hora de tolerância para o fechamento.

A prefeitura também suspendeu o escalonamento de horários de início de funcionamento para as diferentes atividades econômicas e permitiu o retorno das feiras livres de artes. No entanto, nos finais de semana, continuam valendo as mesmas restrições anteriores para as praias e parques, sem comercio ambulante e liberação apenas para atividades físicas individuais ou em pequenos grupos, com a proibição de permanência nas areias.

Também continua a restrição de permanência nas vias públicas, entre onze horas da noite e cinco da manhã, em toda o Rio, assim como o funcionamento das boates, casas de shows, festas públicas e particulares.

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo