SP vai vacinar pessoas com comorbidades e trabalhadores do transporte

Publicado em 20/04/2021 - 20:18 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo prometeu vacinar pessoas com síndrome de down, transplantados e pacientes renais que fazem diálise a partir do dia 10 de maio. Vão ser vacinados todos que tiverem mais de 18 e menos de 59 anos. Entre as pessoas com comorbidades, essas são consideradas as mais vulneráveis à covid 19. Pelos cálculos do governo, 120 mil vão ser imunizadas nessa etapa.

A partir do dia 11 de maio, os metroviários e ferroviários acima dos 47 anos que tem contato com o público também passam a ter direito à vacina. São cerca de 9 mil pessoas.

Uma semana depois, no dia 18 de maio, vai ser a vez dos motoristas e cobradores de ônibus. O governo calcula que vai imunizar 165 mil pessoas em todo o estado.

A vacinação dos trabalhadores de transporte público foi anunciada pelo governo depois das categorias ameaçarem entrar em greve.

Funcionários do metro, da companhia de trens metropolitanos motoristas e cobradores dos ônibus da capital paulista e de Guarulhos aprovaram um indicativo de greve para essa terça-feira.

A movimentação foi uma forma de pressionar o governo a incluir as categorias no plano de vacinação do estado. As paralisações foram suspensas depois de um acordo entre os sindicatos de cada categoria e representantes do governo do estado.

A representante do sindicato dos metroviários, Camila Lisboa informa que os trabalhadores questionam a vacinação apenas para os que tem 47 anos ou mais.

A coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, diz que espera ampliar a cobertura da vacinação com a chegada das vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde.

Na próxima sexta-feira, 23 de abril, idosos a partir de 64 anos do estado de São Paulo começam a ser imunizados. O grupo reúne cerca de 460 mil pessoas.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

China deve enviar imunizantes contra a covid-19

O Brasil e a China seguem de mãos dadas contra a covid-19. Foi o que disse o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, em audiência no Senado, nesta quinta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Congresso aprova lei que muda a forma de cobrança dos pedágios

Aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto de lei que autoriza a implantação de sistema eletrônico de livre passagem em pedágios, depende agora de sanção presidencial. O objetivo da nova regulamentação é que o motorista pague um valor proporcional à distância percorrida na rodovia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entidade denuncia irregularidades no acesso a cesta básica por alunos

Organizações de Direitos Humanos denunciam a violação do direito à alimentação escolar durante a pandemia.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan entrega mais um milhão de doses da CoronaVac

Com isso, já são mais de 43 milhões de doses liberadas desde o início do ano. A expectativa é encerrar a remessa do primeiro lote ao Ministério, de 46 milhões de doses, até quarta-feira que vem, dia 12. 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça de SP concede prisão domiciliar ao médico Roger Abdelmassih

Na decisão, a juíza Sueli Zoraik concedeu o benefício considerando a idade elevada, de 76 anos, e quadro clínico bastante debilitado.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz adaptações para acelerar vacinação contra covid

O calendário divulgado pela secretaria municipal de Saúde inclui agora duas faixas etárias dos grupos prioritários por dia de vacinação, sendo uma de manhã e outra a tarde. Anteriormente, somente uma idade era contemplada por dia.

Baixar arquivo