SP vai vacinar pessoas com comorbidades e trabalhadores do transporte

Publicado em 20/04/2021 - 20:18 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo prometeu vacinar pessoas com síndrome de down, transplantados e pacientes renais que fazem diálise a partir do dia 10 de maio. Vão ser vacinados todos que tiverem mais de 18 e menos de 59 anos. Entre as pessoas com comorbidades, essas são consideradas as mais vulneráveis à covid 19. Pelos cálculos do governo, 120 mil vão ser imunizadas nessa etapa.

A partir do dia 11 de maio, os metroviários e ferroviários acima dos 47 anos que tem contato com o público também passam a ter direito à vacina. São cerca de 9 mil pessoas.

Uma semana depois, no dia 18 de maio, vai ser a vez dos motoristas e cobradores de ônibus. O governo calcula que vai imunizar 165 mil pessoas em todo o estado.

A vacinação dos trabalhadores de transporte público foi anunciada pelo governo depois das categorias ameaçarem entrar em greve.

Funcionários do metro, da companhia de trens metropolitanos motoristas e cobradores dos ônibus da capital paulista e de Guarulhos aprovaram um indicativo de greve para essa terça-feira.

A movimentação foi uma forma de pressionar o governo a incluir as categorias no plano de vacinação do estado. As paralisações foram suspensas depois de um acordo entre os sindicatos de cada categoria e representantes do governo do estado.

A representante do sindicato dos metroviários, Camila Lisboa informa que os trabalhadores questionam a vacinação apenas para os que tem 47 anos ou mais.

A coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, diz que espera ampliar a cobertura da vacinação com a chegada das vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde.

Na próxima sexta-feira, 23 de abril, idosos a partir de 64 anos do estado de São Paulo começam a ser imunizados. O grupo reúne cerca de 460 mil pessoas.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo