Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

Conclusão é de estudo da Secretaria de Saúde do estado

Publicado em 21/04/2021 - 17:52 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A variante brasileira da covid-19, batizada de P1, predomina no Rio de Janeiro. A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Financiado pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa, o trabalho colheu amostras de pacientes com sintomas da infecção entre os dias 24 e 28 de março. As análises confirmaram a circulação de outras cepas, com predominância atual da P1.

O estudo, que busca entender mais sobre as mutações sofridas pelo Sars-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus no país. Na primeira etapa foram investigadas 90 amostras, mas, nos próximos seis meses, a expectativa é aumentar esse número, chegando ao fim desse período ao total de 4,8 mil análises.

O novo estudo resulta de um sequenciamento genético de última geração, com dados captados em 17 municípios de todas as regiões do estado. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.

Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência dessa variante alcançou 100%. Já a P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou que as áreas técnicas da pasta têm monitorado constantemente todos os dados relacionados à covid-19 para o acompanhamento epidemiológico da doença.

De acordo com a secretaria, além desse estudo, há outros dois sequenciamentos em andamento com amostras do estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e o Ministério da Saúde. Juntos, eles já analisaram 287 amostras desde fevereiro. As conclusões também indicam prevalência da variante P1 nesses sequenciamentos.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo