Brasil contabiliza 2,5 milhões de teleconsultas nos últimos 12 meses

Em 2020, foi sancionada lei que autoriza as consultas virtuais

Publicado em 12/05/2021 - 14:01 Por Beatriz Albuquerque - Rádio Nacional - Brasília

Ficar doente durante a pandemia pode trazer muita insegurança. Além do medo de não saber o que estava causando dor e desconforto, a aposentada Leila Albuquerque tinha muito receio de ir a um hospital e ser contaminada pelo coronavírus. Foi aí que decidiu usar a telemedicina que sua operadora de saúde passou a oferecer desde abril do ano passado.

E há mais pessoas fazendo a mesma coisa que a Leila: preferindo consultar um médico virtualmente do que sair para consultas presenciais. De acordo cm uma pesquisa da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge ) nos últimos 12 meses foram contabilizadas 2,5 milhões de teleconsultas no Brasil. Cerca de 90% delas resolveram o problema do paciente.

Antes da pandemia, a consulta remota não era regulamentada, apenas a chamada teleorientação médica. Em abril de 2020, foi sancionada uma lei que autoriza as consultas virtuais enquanto durar a crise do coronavírus.

O médico José Luciano Monteiro, coordenador do comitê de Telemedicina da Abramge, considera essa modalidade muito útil e acredita que ela reflete a transformação digital do mundo, com redução de custos e economia de tempo. Em sua opinião, a teleconsulta deve permanecer no dia a dia das pessoas mesmo após a pandemia; mas, José Luciano explica que é preciso avaliar corretamente a necessidade de ir ou não ao hospital ou clínica. 

Ainda de acordo com dr José Luciano, outra vantagem de ter acesso a um médico de maneira remota é poder levar a medicina a pessoas que moram em locais onde há carência de profissionais de saúde.

Edição: Samia Mendes / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Justiça do RJ anula decisão que determinava intervenção na CBF

Rodolfo Landim (presidente do Flamengo) e Reinaldo Carneiro (presidente da Federação Paulista de Futebol) estavam nomeados como interventores da CBF. Segundo a Justiça, decisão fere a Lei Pelé

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense faz jogo de volta contra Cerro Porteño nesta terça (3)

O Tricolor Carioca pode se classificar para as quartas de final da Libertadores até perdendo pela diferença de um gol, já que venceu por 2 a 0 a primeira partida do duelo em Assunção.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil encara México na semifinal do futebol em Tóquio

Em Londres, em 2012, o time formado por nomes como Neymar, Oscar, Lucas Moura, Ganso, Hulk, Thiago Silva e Marcelo foi superado na final pelos mexicanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha promove a primeira infância

A campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

Baixar arquivo
Economia

Com tempo frio e falta de chuvas agricultores acumulam perdas

A intensidade da geada deste ano foi histórica em várias regiões do país e o café foi a cultura mais impactada, com perdas que não se viam há 27 anos. Além do café, o milho, a cana de açúcar, batata e hortaliças também foram afetadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF pode dar direito às mulheres em ações sobre Planejamento Familiar

Duas ações que devem entrar na pauta do colegiado este semestre apontam para a inconstitucionalidade da lei em exigir a autorização do casal para a esterilização voluntária da mulher.

Baixar arquivo