Brasil contabiliza 2,5 milhões de teleconsultas nos últimos 12 meses

Em 2020, foi sancionada lei que autoriza as consultas virtuais

Publicado em 12/05/2021 - 14:01 Por Beatriz Albuquerque - Rádio Nacional - Brasília

Ficar doente durante a pandemia pode trazer muita insegurança. Além do medo de não saber o que estava causando dor e desconforto, a aposentada Leila Albuquerque tinha muito receio de ir a um hospital e ser contaminada pelo coronavírus. Foi aí que decidiu usar a telemedicina que sua operadora de saúde passou a oferecer desde abril do ano passado.

E há mais pessoas fazendo a mesma coisa que a Leila: preferindo consultar um médico virtualmente do que sair para consultas presenciais. De acordo cm uma pesquisa da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge ) nos últimos 12 meses foram contabilizadas 2,5 milhões de teleconsultas no Brasil. Cerca de 90% delas resolveram o problema do paciente.

Antes da pandemia, a consulta remota não era regulamentada, apenas a chamada teleorientação médica. Em abril de 2020, foi sancionada uma lei que autoriza as consultas virtuais enquanto durar a crise do coronavírus.

O médico José Luciano Monteiro, coordenador do comitê de Telemedicina da Abramge, considera essa modalidade muito útil e acredita que ela reflete a transformação digital do mundo, com redução de custos e economia de tempo. Em sua opinião, a teleconsulta deve permanecer no dia a dia das pessoas mesmo após a pandemia; mas, José Luciano explica que é preciso avaliar corretamente a necessidade de ir ou não ao hospital ou clínica. 

Ainda de acordo com dr José Luciano, outra vantagem de ter acesso a um médico de maneira remota é poder levar a medicina a pessoas que moram em locais onde há carência de profissionais de saúde.

Edição: Samia Mendes / L Pedrosa

Últimas notícias
Economia

Banco deve oferecer pacote básico de serviços ao cliente

Uma Resolução do Banco Central determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

Baixar arquivo
Política

Semana no Congresso: expectativa de entrega do novo Código Eleitoral

Entre as mudanças, está o fim da reeleição e o mandato de 5 anos, além da coincidência das eleições, com o pleito municipal sendo realizado junto com o federal e o estadual. Para hoje, está previsto um debate sobre a obrigatoriedade da aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo