Fiocruz interrompe produção de vacinas contra covid-19 nesta quinta

Produção será retomada na próxima semana

Publicado em 20/05/2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu a produção de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (20), mas apenas por alguns dias. Com a chegada de duas novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindas na China, neste sábado (22), os trabalhos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos serão retomados integralmente na semana que vem. Mas, durante esse tempo, o Instituto continuará o processo de controle de qualidade de 18 milhões de doses já prontas. Por isso, apesar da interrupção, não é previsto nenhum atraso na entrega das vacinas, por enquanto.

Atualmente, a Fiocruz tem produzido cerca de um milhão de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca por dia, e liberado remessas para o Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras. Na semana passada, quase cinco milhões de doses foram entregues e uma quantidade semelhante deve ser repassada nesta sexta-feira (21).

Desde que a produção começou a ser feita pela Fundação, 34,9 milhões de imunizantes foram entregues. A previsão é de que 100 milhões sejam produzidos até o mês de julho, com ingrediente farmacêutico ativo importado. As remessas que chegam neste sábado são suficientes para a produção de 12 milhões de doses, mas pelo menos outros três envios já foram negociados com a AstraZeneca.

Quando chegam da China, as remessas de IFA são diluídas, colocadas nos frascos de aplicação e encaminhadas para o controle de qualidade. Todo o processo leva cerca de quatro semanas.

A partir do segundo semestre, deve ser iniciada a fabricação 100% nacional de outras 110 milhões de doses, já que o acordo de transferência de tecnologia que está sendo finalizado permitirá que a Fiocruz também produza o IFA.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo