Fiocruz interrompe produção de vacinas contra covid-19 nesta quinta

Produção será retomada na próxima semana

Publicado em 20/05/2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu a produção de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (20), mas apenas por alguns dias. Com a chegada de duas novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindas na China, neste sábado (22), os trabalhos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos serão retomados integralmente na semana que vem. Mas, durante esse tempo, o Instituto continuará o processo de controle de qualidade de 18 milhões de doses já prontas. Por isso, apesar da interrupção, não é previsto nenhum atraso na entrega das vacinas, por enquanto.

Atualmente, a Fiocruz tem produzido cerca de um milhão de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca por dia, e liberado remessas para o Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras. Na semana passada, quase cinco milhões de doses foram entregues e uma quantidade semelhante deve ser repassada nesta sexta-feira (21).

Desde que a produção começou a ser feita pela Fundação, 34,9 milhões de imunizantes foram entregues. A previsão é de que 100 milhões sejam produzidos até o mês de julho, com ingrediente farmacêutico ativo importado. As remessas que chegam neste sábado são suficientes para a produção de 12 milhões de doses, mas pelo menos outros três envios já foram negociados com a AstraZeneca.

Quando chegam da China, as remessas de IFA são diluídas, colocadas nos frascos de aplicação e encaminhadas para o controle de qualidade. Todo o processo leva cerca de quatro semanas.

A partir do segundo semestre, deve ser iniciada a fabricação 100% nacional de outras 110 milhões de doses, já que o acordo de transferência de tecnologia que está sendo finalizado permitirá que a Fiocruz também produza o IFA.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo