Fiocruz interrompe produção de vacinas contra covid-19 nesta quinta

Produção será retomada na próxima semana

Publicado em 20/05/2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu a produção de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (20), mas apenas por alguns dias. Com a chegada de duas novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindas na China, neste sábado (22), os trabalhos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos serão retomados integralmente na semana que vem. Mas, durante esse tempo, o Instituto continuará o processo de controle de qualidade de 18 milhões de doses já prontas. Por isso, apesar da interrupção, não é previsto nenhum atraso na entrega das vacinas, por enquanto.

Atualmente, a Fiocruz tem produzido cerca de um milhão de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca por dia, e liberado remessas para o Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras. Na semana passada, quase cinco milhões de doses foram entregues e uma quantidade semelhante deve ser repassada nesta sexta-feira (21).

Desde que a produção começou a ser feita pela Fundação, 34,9 milhões de imunizantes foram entregues. A previsão é de que 100 milhões sejam produzidos até o mês de julho, com ingrediente farmacêutico ativo importado. As remessas que chegam neste sábado são suficientes para a produção de 12 milhões de doses, mas pelo menos outros três envios já foram negociados com a AstraZeneca.

Quando chegam da China, as remessas de IFA são diluídas, colocadas nos frascos de aplicação e encaminhadas para o controle de qualidade. Todo o processo leva cerca de quatro semanas.

A partir do segundo semestre, deve ser iniciada a fabricação 100% nacional de outras 110 milhões de doses, já que o acordo de transferência de tecnologia que está sendo finalizado permitirá que a Fiocruz também produza o IFA.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo