Fiocruz interrompe produção de vacinas contra covid-19 nesta quinta

Produção será retomada na próxima semana

Publicado em 20/05/2021 - 11:52 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu a produção de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira (20), mas apenas por alguns dias. Com a chegada de duas novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vindas na China, neste sábado (22), os trabalhos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos serão retomados integralmente na semana que vem. Mas, durante esse tempo, o Instituto continuará o processo de controle de qualidade de 18 milhões de doses já prontas. Por isso, apesar da interrupção, não é previsto nenhum atraso na entrega das vacinas, por enquanto.

Atualmente, a Fiocruz tem produzido cerca de um milhão de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca por dia, e liberado remessas para o Programa Nacional de Imunizações todas as sextas-feiras. Na semana passada, quase cinco milhões de doses foram entregues e uma quantidade semelhante deve ser repassada nesta sexta-feira (21).

Desde que a produção começou a ser feita pela Fundação, 34,9 milhões de imunizantes foram entregues. A previsão é de que 100 milhões sejam produzidos até o mês de julho, com ingrediente farmacêutico ativo importado. As remessas que chegam neste sábado são suficientes para a produção de 12 milhões de doses, mas pelo menos outros três envios já foram negociados com a AstraZeneca.

Quando chegam da China, as remessas de IFA são diluídas, colocadas nos frascos de aplicação e encaminhadas para o controle de qualidade. Todo o processo leva cerca de quatro semanas.

A partir do segundo semestre, deve ser iniciada a fabricação 100% nacional de outras 110 milhões de doses, já que o acordo de transferência de tecnologia que está sendo finalizado permitirá que a Fiocruz também produza o IFA.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo