Inca lista agentes cancerígenos relacionados ao trabalho

Documento identifica 38 partes do corpo que podem desenvolver câncer

Publicado em 03/05/2021 - 15:14 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os principais tipos de câncer relacionados ao trabalho são os de pulmão, pele, bexiga e os linfomas. A lista faz parte de uma publicação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), elaborada para ajudar os profissionais de saúde a identificar os agentes químicos, físicos e biológicos presentes no ambiente ocupacional, que contribuem para o desenvolvimento da doença.

O documento identifica 38 partes do corpo que podem desenvolver câncer. O número é o dobro do catalogado em um livro que trata desse assunto, organizado também pelo Inca, em 2012.

As áreas mapeadas, incluem, entre outros, o câncer de pulmão relacionado à exposição ao amianto; cânceres de ovário, laringe, faringe, de glândulas salivares e de fígado.

Segundo a epidemiologista do Inca, Ubirani Otero, a prevenção aos tumores relacionados ao ambiente de trabalho começa pela divulgação máxima de informações sobre o assunto. Entre as dificuldades de associar a causa à doença, Ubirani destaca o fato de que, em muito casos, os sintomas só se manifestam anos após a exposição prolongada aos agentes que oferecem risco à saúde.

De uma forma geral, os cânceres atribuídos a fatores ocupacionais variam de 5 a 8% do total de casos. Mas, existem determinados tipos, como o de pulmão, em que essa taxa é bem maior, girando em torno dos 20%. Outro dado importante é que quase um quarto desses casos poderiam ser evitados se não houvesse a exposição a determinados agentes presentes nos ambientes de trabalho.

Entre essas substâncias, está o benzeno, solvente utilizado na gasolina e que afeta, em especial, os trabalhadores de postos de combustíveis. No ano passado, o Inca alertou para os perigos relacionados ao composto orgânico e a necessidade da adoção de medidas para reduzir a exposição, e os consequentes efeitos no organismo.

Além dos agentes químicos, os hábitos de consumo e comportamento, assim como o ambiente social, também estão listados na publicação como fatores de risco, o que inclui a alimentação, o uso de medicamentos, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e obesidade.

Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que a cada ano, no mundo, são contabilizadas mais de 600 mil mortes decorrentes de câncer associados ao trabalho. O número representa o dobro dos óbitos relacionados aos acidentes laborais. 

Com informações da Agência Brasil. 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo libera R$ 909 milhões para combate à covid na atenção primária

A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS); o atendimento é feito mais próximo das comunidades, como nas Unidades de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Saúde

Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Ministério da Saúde tomou a decisão por causa de grávida que teve trombose após tomar vacina e morreu nesta segunda-feira. Caso ainda está em investigação. Para as gestantes e puérperas sem comorbidades e para quem já tomou segunda dose, nova nota técnica deve sair até o fim da semana.

Baixar arquivo
Saúde

Atletas que vão para as olimpíadas em Tóquio começam a ser vacinados

Começa nesta quarta-feira a vacinação contra à covid- 19 para a delegação que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.  Atletas e integrantes da comissão brasileira podem se vacinar em locais já pré-definidos nas capitais Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quase mil pessoas são resgatadas de trabalho escravo no Brasil em 2020

Os dados, atualizados nessa terça-feira (11), são do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Minas Gerais foi o estado com maior número de resgates em 2020, com 351 casos, seguido do Distrito Federal, Pará, Goiás e a Bahia.

Baixar arquivo
Saúde

Número de consultas e procedimentos médicos caíram na cidade do RJ

Consultas e procedimentos médicos realizados nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro caíram em comparação a 2016, último ano a ter o levantamento dos dados.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco homenageia Ademir Menezes que inspirou poema de João Cabral

“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais lembrando os 25 anos de morte do jogador.

Baixar arquivo