O Instituto Butantan iniciou, nesse fim de semana, um projeto de monitoramento de transmissão da covid-19 no município de Batatais, a 350 quilômetros da capital paulista.
Chamado de Isolamento Inteligente, o projeto vai mapear a transmissão local de covid-19, por meio da testagem e rastreamento de casos positivos. O município de Taquaritinga também fará parte do estudo e iniciará os trabalhos nesta próxima quinta-feira (3).
Serão fornecidos a esses municípios testes rápidos de antígeno tipo RT PCR. Além de serem aplicados nas unidades de saúde, em pessoas sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com infectados, agentes de saúde vão visitar residências para realizar testes aleatórios. Cerca de 2 mil casas de Batatais serão visitadas ao longo de três meses.
Esses dados serão depois integrados na plataforma Tainá/Global Health Monitor, o que vai permitir a checagem da efetividade da estratégia de combate à pandemia a partir de isolamento de casos positivos de covid-19 e de pessoas que tiverem contato com esses casos.
Nesse sentido, o Butantan também pede à população das cidades que baixe o aplicativo Tainá, para fazerem auto avaliação de sintomas e irem em busca do teste e cuidados, quando for necessário.