Novo acordo prevê mais 100 milhões de doses da Pfizer até outubro

Ministro da Saúde diz que contrato está na iminência de ser fechado

Publicado em 03/05/2021 - 13:36 Por Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo deve fechar novo acordo com a Pfizer, por mais 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19, totalizando 200 milhões de doses do laboratório norte-americano para o Brasil, ainda este ano.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante evento na Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Segundo Queiroga, o novo contrato prevê a chegada de mais vacinas em outubro.

Algumas doses da primeira remessa da farmacêutica norte-americana Pfizer começaram a chegar hoje nas capitais brasileiras, direcionadas a gestantes, mulheres que acabaram de ter filho, pessoas com deficiência permanente ou com alguma doença preexistente.

O restante das doses deve ser distribuído daqui a uma semana. O quantitativo é parte do primeiro contrato com a Pfizer, que prevê a entrega de 100 milhões de doses ainda neste ano.

As vacinas serão entregues apenas nas capitais, nesta primeira leva. Isso porque, segundo o laboratório norte-americano, estudos comprovam a estabilidade da vacina contra a covid-19, quando armazenada por até seis meses em temperatura entre 90 e 60 graus negativos; por até duas semanas, entre 25 e 15 graus negativos; e por até cinco dias, entre dois e oito graus.

Devido ao curto espaço de tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que a primeira remessa da Pfizer fique restrita às capitais. E, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

A vacinação no Brasil começou em 18 de janeiro deste ano. E o país conta com mais outros dois tipos de vacina: a Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e a vacina da Astrazeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório britânico Astrazeneca e fabricada aqui no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz.

*Com produção de Renato Lima e colaboração de Nelson Lin. 

 

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo