logo Radioagência Nacional
Saúde

Rio de Janeiro lança canal de denúncias contra a violência obstétrica

Baixar
Fabiana Sampaio
29/05/2021 - 21:00
Rio de Janeiro

Mulheres vítimas de violência obstétrica na cidade do Rio tem agora um novo canal de denúncias. A prefeitura lançou nesta sexta-feira (28), Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, um canal de notificação sobre violência obstétrica.

Relatos poderão ser feitos pela central de atendimento 1746 por mulheres, acompanhantes e profissionais da saúde.

Segundo a prefeitura, a identificação da vítima não é obrigatória, mas para abrir o chamado é necessário informar o dia, horário e local em que ocorreu a violência e também a identificação do profissional envolvido na ação.

De acordo com Joyce Trindade, secretária de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, as notificações vão contribuir na construção de políticas públicas para coibir os casos.

O canal de atendimento também disponibiliza informações sobre a rede de acolhimento disponível para o apoio às mulheres que sofrem este tipo de violência.

Segundo a prefeitura, violências físicas, verbais, psicológicas ou por negligência no período da gestação, parto, pós-parto ou abortamento, realizadas por profissionais de saúde, são classificadas como violência obstétrica.

Negar a presença de acompanhante, lavagem intestinal e restrição de dieta, não receber alívio da dor, ameaças, gritos, chacotas, piadas, entre outras agressões verbais, são alguns dos exemplos dessa violência na prática, citados pela Prefeitura do Rio.

 

 

 

x