logo Radioagência Nacional
Saúde

Vacinação de grupos prioritários será segmentada por idade no Rio

Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
09/05/2021 - 15:32
Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (10), o Instituto Butantan libera mais 2 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, chegando, assim, a mais de 45 milhões de doses fornecidas da vacina contra covid-19.

No Rio de Janeiro, o calendário de vacinação contra covid-19 para os grupos prioritários acontecerá de segunda (10) a sábado (15) para a primeira dose e voltará a ser segmentado por gênero e idade. Até o próximo sábado (15),  receberão a vacina as pessoas de 47 a 49 anos que estiverem nos grupos prioritários.

A segunda dose da Coronavac apenas será administrada no período da manhã. De segunda (10)  a quarta-feira (12), para  idosos com 66 anos ou mais. Na quinta-feira (13), será a vez dos idosos com 65 e 64 anos. Já na sexta-feira (14), idosos com 63, 62 e 61 anos poderão tomar a segunda dose da  Coronavac.

Os demais vacinados - não idosos - que tomaram a primeira dose da Coronavac entre os dias 5 e 9 de abril, deverão comparecer aos postos 10 dias após a data marcada para a segunda dose em seus comprovantes. Já quem recebeu a primeira dose entre os dias 10 e 17 do mês passado, deverá comparecer às unidades de vacinação no dia 17 de maio. Quem se vacinou depois do último dia 17, não terá adiantamento na aplicação da segunda dose. 

Para receber a aplicação, é necessário  apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e comprovante de recebimento da primeira dose da vacina. A recomendação é que a segunda dose seja aplicada no mesmo posto em que se tomou a primeira.

Grupos prioritários são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à pandemia e de vigilância das medidas de distanciamento social. A lista com a descrição de cada grupo pode ser conferida no site coronavirus.rio

x