A vacinação em massa em Serrana, no interior de São Paulo, reduziu em 95% o número de mortes por covid-19 na cidade. O resultado faz parte de um estudo que está sendo conduzido pelo Instituto Butantan para avaliar a eficácia da Coronavac.
Batizado como Projeto S, quase 96% da população adulta do município foi imunizada com as duas doses da vacina. Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o estudo também mostrou que a vacina produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac pode controlar a pandemia desde que 75% da população esteja vacinada.
Além de reduzir o número de mortes, a vacinação em massa reduziu em 80% o número de casos sintomáticos da doença e as hospitalizações tiveram uma queda de 86%.
A Coronavac é uma das vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações e responde por cerca de 7 a de cada 10 vacinas aplicadas no país.
Serrana tem cerca de 45 mil habitantes e 62% da população tem mais de 18 anos. A cidade foi escolhida para o estudo por ser pequena e que apresentava alto índice de infecções por coronavírus.