A proposta que institui a impressão de cada voto pela urna eletrônica foi tema de uma comissão geral na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (09).
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que participou da reunião, argumentou que o voto impresso pode trazer risco para a integridade da eleição no Brasil. Segundo ele, as urnas eletrônicas atuais são auditáveis, seguras e transparentes; e retomar o voto impresso seria um retrocesso que abre espaço para manipulação humana.
Barroso ainda alertou para o risco de judicialização, caso apenas uma pequena porcentagem dos vencidos peçam a recontagem, o que, segundo o ministro, pode tumultuar todo o processo.
O presidente da comissão especial criada para discutir a proposta do voto impresso, deputado Paulo Eduardo Martins, do PSC do Paraná, defende, por outro lado, que o projeto é para aumentar a confiança dos eleitores nos resultados.
Além da proposta para impressão do voto, na pauta das discussões dessa comissão geral estavam temas como: o que prevê medidas de combate à desinformação nas eleições, as chamadas fake news, e também o projeto que discute alterar o sistema eleitoral do país.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)