CPI: servidor diz que recebeu pressões para importar vacina Covaxin

Funcionário do Ministério da Saúde é irmão do deputado Luís Miranda

Publicado em 25/06/2021 - 20:34 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia ouviu, nesta sexta-feira (25), o servidor do ministério da Saúde Luís Ricardo Fernandes Miranda, e seu irmão, o deputado federal Luís Claudio Fernandes Miranda. Os dois prestaram depoimento como convidados, sobre a negociação da compra de vacinas Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.

Luís Ricardo, que é chefe de importação do Ministério da Saúde desde 2018, prestou depoimento ao Ministério Público Federal no final de março deste ano. O MPF investiga a compra de 25 milhões de doses da Covaxin, ao preço de R$ 80,70 a dose, equivalente a quatro vezes o valor do imunizante da AstraZeneca.

O servidor relatou que, no dia 16 de março, foi apresentado ao departamento dele um pedido de importação para a compra das vacinas do laboratório indiano. E que foram detectadas algumas irregularidades:

Luis Ricardo Miranda relatou que teria sofrido pressões no Ministério da Saúde para agilizar a importação desse imunizante. Segundo o deputado Luís Cláudio, depois do depoimento de seu irmão ao MPF, o servidor o procurou, relatando pressões para aprovar a importação. E o parlamentar afirmou ter levado o assunto ao presidente Jair Bolsonaro.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, contestou, e disse que o contrato foi corrigido.

A sessão teve vários momentos de tensão entre os senadores. Alguns parlamentares protestaram contra a presença do irmão do depoente, e propuseram que o servidor fosse ouvido separadamente.

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Justiça

GDF terá que indenizar família de idoso que teve respirador desligado

Outro paciente teria retirado o aparelho da tomada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O juiz entendeu houve falha do governo na supervisão e segurança do idoso.

Baixar arquivo
Cultura

Cidade histórica do Maranhão se prepara para Festa do Divino

Com rico conjunto arquitetônico que contém mais de 400 prédios históricos e ruínas, a cidade de Alcântara, no Maranhão, se prepara para celebrar a partir de amanhã, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Baixar arquivo
Economia

IPCA-15 registra 0,59% em maio e acumula taxa de 4,93% no ano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apesar da desaceleração frente a abril, esse foi o maior índice para meses de maio desde 2016, quando ficou em 0,86%.

Baixar arquivo
Geral

Regiões Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas com ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta: chuvas intensas podem chegar a 50 milímetros com ventos de até 60 quilômetros por hora em 11 estados das regiões Norte e Nordeste. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

Baixar arquivo
Segurança

Operação no Rio tem 11 mortos, escolas fechadas e fuzis apreendidos

Polícia Militar afirma que 10 pessoas que morreram eram criminosas. Uma moradora também foi atingida dentro de casa e não resistiu. Além de 19 escolas fechadas, cinco clínicas da família não abriram para atendimento. 

Baixar arquivo
Geral

Justiça nega pedido de liberdade de delegada Adriana Belém

Ela foi presa no último dia 10 e guardava em casa cerca de R$ 1,8 milhão, que foram apreendidos.

Baixar arquivo