CPI: servidor diz que recebeu pressões para importar vacina Covaxin

Funcionário do Ministério da Saúde é irmão do deputado Luís Miranda

Publicado em 25/06/2021 - 20:34 Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia ouviu, nesta sexta-feira (25), o servidor do ministério da Saúde Luís Ricardo Fernandes Miranda, e seu irmão, o deputado federal Luís Claudio Fernandes Miranda. Os dois prestaram depoimento como convidados, sobre a negociação da compra de vacinas Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.

Luís Ricardo, que é chefe de importação do Ministério da Saúde desde 2018, prestou depoimento ao Ministério Público Federal no final de março deste ano. O MPF investiga a compra de 25 milhões de doses da Covaxin, ao preço de R$ 80,70 a dose, equivalente a quatro vezes o valor do imunizante da AstraZeneca.

O servidor relatou que, no dia 16 de março, foi apresentado ao departamento dele um pedido de importação para a compra das vacinas do laboratório indiano. E que foram detectadas algumas irregularidades:

Luis Ricardo Miranda relatou que teria sofrido pressões no Ministério da Saúde para agilizar a importação desse imunizante. Segundo o deputado Luís Cláudio, depois do depoimento de seu irmão ao MPF, o servidor o procurou, relatando pressões para aprovar a importação. E o parlamentar afirmou ter levado o assunto ao presidente Jair Bolsonaro.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, contestou, e disse que o contrato foi corrigido.

A sessão teve vários momentos de tensão entre os senadores. Alguns parlamentares protestaram contra a presença do irmão do depoente, e propuseram que o servidor fosse ouvido separadamente.

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo