Governadores definem estratégia de importação da Sputnik V

Publicado em 05/06/2021 - 15:01 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Governadores do Norte e do Nordeste se reuniram neste sábado (5) para definir os próximos passos que vão garantir a entrada no Brasil de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, adquiridas pelos estados. O pedido de importação da vacina produzida na Rússia foi feito por seis estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Na noite de sexta-feira (4), a Anvisa autorizou a importação extraordinária da vacina Sputnik V, da Rússia, aos estados, e da Covaxin, da Índia, ao Ministério da Saúde, com restrições. O colegiado limitou a quantidade de doses a 1% da população de cada estado solicitante, no caso da Sputnik V, e a 4 mil doses para a Covaxin. Entre as limitações impostas pela Anvisa estão a vacinação apenas de pessoas de 18 a 60 anos, que não sejam gestantes ou tenham dado à luz recentemente; não tenham comorbidades; não tenham recebido transfusão de sangue nos últimos três meses nem tenham feito tratamento contra câncer nos últimos três anos.

O aval da Anvisa para importação da Sputnik V foi comemorado pelos governadores nas redes sociais. Camilo Santana, que é governador do Ceará considerou a medida um avanço, mesmo sendo essa autorização excepcional e de forma controlada. Já o governador da Bahia, Rui Costa, falou que agora o desafio é fazer com que essas doses cheguem aos estados.

E o governador do Maranhão, Flávio Dino, lembrou das vidas que poderão ser salvas agora com a possibilidade de imunização com mais essa vacina e que será possível sair mais rapidamente da crise sanitária e econômica provocada pela pandemia.


*Com colaboração de Victor Ribeiro

Edição: Priscilla Mazenotti/Naitê Almeida

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo