Junho Verde conscientiza sobre diagnóstico e tratamento da escoliose

Segundo OMS, até 4% da população tem esse desvio na coluna

Publicado em 07/06/2021 - 15:26 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Junho é o mês internacional da conscientização sobre a escoliose. E você sabe o que significa escoliose? Trata-se de um desvio lateral da coluna, às vezes, discreto; e, em alguns casos, mais acentuado.

Para chamar a atenção sobre esse problema, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta até 4% da população, foi instituído o Junho Verde.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional São Paulo, Alexandre Fogaça, a escoliose aparece principalmente na infância ou na adolescência e quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor a chance de tratar.

Pessoas que têm escoliose costumam “compensar” a curvatura para o lado oposto do desvio da coluna, e aí outros problemas podem aparecer, como hérnias de disco e estenose, que é o estreitamento dos locais de passagem de nervos vertebrais, podendo causar dor e dormências. Além de afetar a coluna, a escoliose também pode comprometer o funcionamento de órgãos internos. O ortopedista Luis Antônio Munhoz da Cunha explica que o tratamento para a escoliose varia de acordo com a gravidade.

Existem ainda outros tratamentos para a escoliose, dependendo do caso e da idade do paciente, como o uso de coletes, fisioterapia ou a RPG - a Reeducação Postural Global.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo