Junho Verde conscientiza sobre diagnóstico e tratamento da escoliose

Segundo OMS, até 4% da população tem esse desvio na coluna

Publicado em 07/06/2021 - 15:26 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Junho é o mês internacional da conscientização sobre a escoliose. E você sabe o que significa escoliose? Trata-se de um desvio lateral da coluna, às vezes, discreto; e, em alguns casos, mais acentuado.

Para chamar a atenção sobre esse problema, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta até 4% da população, foi instituído o Junho Verde.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional São Paulo, Alexandre Fogaça, a escoliose aparece principalmente na infância ou na adolescência e quanto mais cedo o problema for diagnosticado, melhor a chance de tratar.

Pessoas que têm escoliose costumam “compensar” a curvatura para o lado oposto do desvio da coluna, e aí outros problemas podem aparecer, como hérnias de disco e estenose, que é o estreitamento dos locais de passagem de nervos vertebrais, podendo causar dor e dormências. Além de afetar a coluna, a escoliose também pode comprometer o funcionamento de órgãos internos. O ortopedista Luis Antônio Munhoz da Cunha explica que o tratamento para a escoliose varia de acordo com a gravidade.

Existem ainda outros tratamentos para a escoliose, dependendo do caso e da idade do paciente, como o uso de coletes, fisioterapia ou a RPG - a Reeducação Postural Global.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo