Lei autoriza a Funai a montar barreiras sanitárias em áreas indígenas

Publicado em 04/06/2021 - 19:16 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi promulgada nesta sexta-feira a lei que autoriza a Funai, a Fundação Nacional do Índio, a montar barreiras sanitárias em áreas indígenas com objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus nos territórios dos povos originários.

A lei, que teve origem em uma Medida Provisória editada em fevereiro, foi promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco.

As barreiras sanitárias devem ser compostas por servidores públicos, civis ou militares, da União, dos Estados ou dos municípios. A lei determina que a Funai é a responsável por planejar e executar as ações de controle das barreiras sanitárias, mas o Ministério da Justiça e Segurança Pública pode editar atos complementares para auxiliar no cumprimento da lei.

As barreiras sanitárias em territórios indígenas estavam autorizadas desde o ano passado, devido a outra medida provisória. Com a promulgação desta sexta-feira, a autorização para controlar a entrada de pessoas e mercadorias nos territórios indígenas fica assegurada até o final deste ano.

A criação das barreiras sanitárias durante a pandemia foi uma reivindicação das entidades indígenas e do Ministério Público Federal. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil, até agora há o registro de 1.088 óbitos ocorridos em 163 povos originários do país, além de mais 54 mil casos de contaminação pelo coronavírus entre indígenas.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo