Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue

Doações tiveram queda de 10% em 2020

Publicado em 14/06/2021 - 14:21 Por Sayonara Moreno* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Doador assíduo de sangue, o corretor de imóveis, Euclides de Souza, tem 47 anos e cumpre essa importante missão há quase 30. Morador de Talismã, em Tocantins, ele costuma viajar quase 80 quilômetros para fazer as doações no hemocentro de Porangatu, Goiás.

É justamente de pessoas como Euclides e de rotinas como a dele que os bancos de sangue de todo o país precisam. Com a pandemia declarada há mais de um ano, as doações tiveram queda de 10%, em 2020. Por isso, foi lançada, nesta segunda-feira (14), a campanha do Ministério da Saúde, para incentivar mais doadores de sangue. E a intenção é que a doação vire um hábito e se torne algo frequente na rotina de cada um. O lema da campanha manda o recado: Doe sangue regularmente, com a nossa união a vida se completa.

Presente no lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância do SUS para a política de coleta e doação de sangue, em todo o país, e fez um apelo à população.

Durante o evento de lançamento da campanha, foi veiculado um vídeo institucional com depoimentos de pessoas que receberam sangue e tiveram as vidas salvas.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a suspensão de cirurgias eletivas, durante a pandemia – aquelas que podem ser agendadas sem urgência – as emergenciais, partos, os tratamentos de câncer, por exemplo, continuaram e, por isso, é muito importante que os estoques tenham bolsas de sangue suficiente. O balanço de doações aponta que, em 2019, foram coletadas quase 3,3 milhões de bolsas de sangue, em todo o país. No ano passado, durante a pandemia, esse número caiu 10%, e não alcançou três milhões.

Para mais informações sobre como ser um doador de sangue ou até mesmo para acompanhar os estoques disponíveis hoje, basta acessar a plataforma da internet no endereço: hemovida.saude.gov.br.

*Com produção de Dayana Victor.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo