Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue
Doador assíduo de sangue, o corretor de imóveis, Euclides de Souza, tem 47 anos e cumpre essa importante missão há quase 30. Morador de Talismã, em Tocantins, ele costuma viajar quase 80 quilômetros para fazer as doações no hemocentro de Porangatu, Goiás.
É justamente de pessoas como Euclides e de rotinas como a dele que os bancos de sangue de todo o país precisam. Com a pandemia declarada há mais de um ano, as doações tiveram queda de 10%, em 2020. Por isso, foi lançada, nesta segunda-feira (14), a campanha do Ministério da Saúde, para incentivar mais doadores de sangue. E a intenção é que a doação vire um hábito e se torne algo frequente na rotina de cada um. O lema da campanha manda o recado: Doe sangue regularmente, com a nossa união a vida se completa.
Presente no lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância do SUS para a política de coleta e doação de sangue, em todo o país, e fez um apelo à população.
Durante o evento de lançamento da campanha, foi veiculado um vídeo institucional com depoimentos de pessoas que receberam sangue e tiveram as vidas salvas.
De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a suspensão de cirurgias eletivas, durante a pandemia – aquelas que podem ser agendadas sem urgência – as emergenciais, partos, os tratamentos de câncer, por exemplo, continuaram e, por isso, é muito importante que os estoques tenham bolsas de sangue suficiente. O balanço de doações aponta que, em 2019, foram coletadas quase 3,3 milhões de bolsas de sangue, em todo o país. No ano passado, durante a pandemia, esse número caiu 10%, e não alcançou três milhões.
Para mais informações sobre como ser um doador de sangue ou até mesmo para acompanhar os estoques disponíveis hoje, basta acessar a plataforma da internet no endereço: hemovida.saude.gov.br.
*Com produção de Dayana Victor.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)