Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue

Doações tiveram queda de 10% em 2020

Publicado em 14/06/2021 - 14:21 Por Sayonara Moreno* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Doador assíduo de sangue, o corretor de imóveis, Euclides de Souza, tem 47 anos e cumpre essa importante missão há quase 30. Morador de Talismã, em Tocantins, ele costuma viajar quase 80 quilômetros para fazer as doações no hemocentro de Porangatu, Goiás.

É justamente de pessoas como Euclides e de rotinas como a dele que os bancos de sangue de todo o país precisam. Com a pandemia declarada há mais de um ano, as doações tiveram queda de 10%, em 2020. Por isso, foi lançada, nesta segunda-feira (14), a campanha do Ministério da Saúde, para incentivar mais doadores de sangue. E a intenção é que a doação vire um hábito e se torne algo frequente na rotina de cada um. O lema da campanha manda o recado: Doe sangue regularmente, com a nossa união a vida se completa.

Presente no lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância do SUS para a política de coleta e doação de sangue, em todo o país, e fez um apelo à população.

Durante o evento de lançamento da campanha, foi veiculado um vídeo institucional com depoimentos de pessoas que receberam sangue e tiveram as vidas salvas.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a suspensão de cirurgias eletivas, durante a pandemia – aquelas que podem ser agendadas sem urgência – as emergenciais, partos, os tratamentos de câncer, por exemplo, continuaram e, por isso, é muito importante que os estoques tenham bolsas de sangue suficiente. O balanço de doações aponta que, em 2019, foram coletadas quase 3,3 milhões de bolsas de sangue, em todo o país. No ano passado, durante a pandemia, esse número caiu 10%, e não alcançou três milhões.

Para mais informações sobre como ser um doador de sangue ou até mesmo para acompanhar os estoques disponíveis hoje, basta acessar a plataforma da internet no endereço: hemovida.saude.gov.br.

*Com produção de Dayana Victor.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Começa nesta terça-feira (3) o prazo de inscrições para o Sisu

Para participar do Sisu, é necessário que a nota da redação tenha sido maior que zero e que o estudante não tenha feito a prova na condição de treineiro, aqueles estudantes que fazem as provas antes de concluírem o ensino médio.

Baixar arquivo
Esportes

Paraná empata com o Ypiranga pela Série C

E vamos com os resultados desta segunda-feira. Pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Paraná empatou com o Ypiranga do Rio Grande do Sul em 1 a 1. Nesta terça-feira, a bola rola para Série B do Campeonato Brasileiro. Às 19h, tem Brusque e Curitiba.

Baixar arquivo
Educação

Senado recebe Fábio Faria para tratar de internet em escolas públicas

Na audiência, os senadores cobraram a instalação de internet nos estabelecimentos de ensino.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo