USP busca voluntários para um inovador tratamento da depressão

Publicado em 10/06/2021 - 15:29 Por Nelson Lin, Repórter da Rádio Nacional, com produção de Renatol Lima - São Paulo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está procurando voluntários em São Paulo para um método inovador de tratamento da depressão. A terapia vai utilizar um equipamento que fará estimulação transcraniana por corrente contínua, chamado de ETCC. O método é não-invasivo, indolor e a carga elétrica, que é menor que de uma pilha, estimula o aumento da atividade cerebral.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o psiquiatra Lucas Borrioni, que já estuda o uso de ETCC no tratamento de depressão há uma década, a novidade está no aparelho, que poderá ser utilizado pelo próprio paciente em casa. Para isso, ele fará um treinamento presencial no centro de pesquisa e será monitorado remotamente pelos pesquisadores.

De acordo com estimativas da OMS – a Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão; e no Brasil, há estimativa é de que 20% da população no país possa desenvolver algum episódio de depressão na vida.

A depressão é uma doença que envolve diversos fatores, entre eles genéticos e também causados pelo ambiente.

Para participar dessa pesquisa é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser residente em São Paulo e ter diagnóstico clínico de depressão. E para se inscrever, basta acessar o site redcap.link/etcc

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Biodiversidade da costa litorânea carioca passa a ser monitorada

A costa litorânea carioca já está sendo monitorada mais de perto. O objetivo é identificar e monitorar as espécies mais ameaçadas do litoral, sobretudo as exclusivas da região, e promover, juntamente com institutos de pesquisa, a manutenção da biodiversidade.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça inglesa analisa recurso das vítimas da tragédia em Mariana

A justiça da Inglaterra começou a analisar, nesta terça-feira, recurso de um pedido de indenização aos atingidos pelo rompimento, em 2015, da Barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. A Inglaterra é sede da empresa BHP, que em conjunto com a Vale, são donas da Samarco.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da Rádio MEC recebe número recorde de inscrições

Mais de 2 mil compositores inscreveram seus trabalhos no Festival de Música da Rádio MEC deste ano. O número é um recorde em relação à edição do ano passado, que teve 1.023 canções inscritas. A categoria mais concorrida é a de MPB, com 1.371 composições.

Baixar arquivo
Geral

Semana Internacional do Turismo para Todos oferece passeios virtuais

A segunda edição da Semana Internacional do Turismo para Todos, Solidário e Sustentável é promovida pela Organização Internacional de Turismo Social, com a participação do Sesc São Paulo. O evento ocorre exclusivamente em ambiente digital.

Baixar arquivo
Esportes

Sorteio define confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil

Pelo menos três confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil prometem equilíbrio e emoção para os torcedores, sendo dois entre clubes da Série A.

Baixar arquivo
Política

Osmar Terra critica lockdown na CPI da Pandemia do Senado

O deputado federal Osmar Terra, depoente desta terça-feira na CPI da Pandemia do Senado, criticou as políticas de isolamento no país, como forma de combate a pandemia. Segundo ele, desde o início da emergência sanitária, as pessoas foram movidas por pânico, com ajuda da mídia.

Baixar arquivo