Campinas, no interior de São Paulo, vai começar a vacinar funcionários dentro das empresas. A imunização dos trabalhadores no local de trabalho é um projeto piloto e o objetivo é acelerar a vacinação. Mas só podem ser vacinados os funcionários que atenderem aos critérios de prioridade definidos pelos programas de imunização de SUS.
Quem explicou foi a coordenadora do programa de imunização de Campinas, Ana Cecília Zocolotti.
A vacinação vai ser feita pelas equipes de saúde do trabalho das empresas, já as doses de vacina, seringas e agulhas vão ser fornecidas pela secretaria de saúde do município.Para o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina, a iniciativa é bem vinda desde que não fure a fila das prioridades.
A vacinação nas empresas vai ficar sob supervisão da Vigilância em Saúde. O projeto vai entrar em funcionamento a partir da semana que vem quando começam a ser vacinadas as pessoas acima de 30 anos. O projeto começa a ser testado em apenas duas empresas mas a prefeitura de Campinas publicou um edital para a adesão de outras empresas e nove já demonstraram interesse em participar da campanha.