Covid-19: Prefeitura do Rio estuda aplicar 3ª dose da vacina em idosos

Publicado em 02/07/2021 - 17:47 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro está estudando aplicar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 nos idosos, após a conclusão da imunização da população em geral e dos adolescentes. Em declarações à imprensa, o prefeito Eduardo Paes já havia levantado essa hipótese, que foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz nesta sexta-feira.

De acordo com Soranz, além de acompanhar estudos nacional e internacionais, a Prefeitura espera obter mais dados a partir do experimento feito na Ilha de Paquetá, que fica no município, e teve toda a sua população adulta vacinada. Agora essas pessoas estão sendo acompanhadas. Os resultados preliminares já devem ser divulgados na próxima semana.

A necessidade da aplicação da terceira dose, ou de um reforço anual, passou a ser cogitada especialmente após o surgimento de novas variantes, contra as quais as vacinas disponíveis podem ter uma efetividade menor. A possibilidade foi confirmada por Soranz, durante a apresentação do boletim epidemiológico da capital, que trouxe boas notícias. No mês de junho, na comparação com maio, a quantidade de óbitos por covid-19 caiu 44% e de acordo com o secretário, a pressão sobre o sistema de saúde também está muito menor, apesar do início do inverno.

Até esta sexta-feira, a cidade do Rio vacinou 59% da sua população adulta com a primeira dose, e 19,5% com a segunda. Além disso, cerca de 50 mil pessoas receberam a vacina da Jansen, de dose única. Como resultado da melhora dos índices, depois de 7 semanas com todo o município em risco alto de contágio, agora 5 das 33 regiões, já estão com risco moderado.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo