Covid-19: Prefeitura do Rio estuda aplicar 3ª dose da vacina em idosos

Publicado em 02/07/2021 - 17:47 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro está estudando aplicar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 nos idosos, após a conclusão da imunização da população em geral e dos adolescentes. Em declarações à imprensa, o prefeito Eduardo Paes já havia levantado essa hipótese, que foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz nesta sexta-feira.

De acordo com Soranz, além de acompanhar estudos nacional e internacionais, a Prefeitura espera obter mais dados a partir do experimento feito na Ilha de Paquetá, que fica no município, e teve toda a sua população adulta vacinada. Agora essas pessoas estão sendo acompanhadas. Os resultados preliminares já devem ser divulgados na próxima semana.

A necessidade da aplicação da terceira dose, ou de um reforço anual, passou a ser cogitada especialmente após o surgimento de novas variantes, contra as quais as vacinas disponíveis podem ter uma efetividade menor. A possibilidade foi confirmada por Soranz, durante a apresentação do boletim epidemiológico da capital, que trouxe boas notícias. No mês de junho, na comparação com maio, a quantidade de óbitos por covid-19 caiu 44% e de acordo com o secretário, a pressão sobre o sistema de saúde também está muito menor, apesar do início do inverno.

Até esta sexta-feira, a cidade do Rio vacinou 59% da sua população adulta com a primeira dose, e 19,5% com a segunda. Além disso, cerca de 50 mil pessoas receberam a vacina da Jansen, de dose única. Como resultado da melhora dos índices, depois de 7 semanas com todo o município em risco alto de contágio, agora 5 das 33 regiões, já estão com risco moderado.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo
Saúde

Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: população de indígenas e quilombolas ultrapassa 2,2 milhões

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (15), estão no relatório Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas, estudo emergencial para nortear ações de enfrentamento à pandemia de covid.

Baixar arquivo
Cultura

Livro sobre naufrágios na Amazônia será lançado ainda este mês

O lançamento do livro Sobral Santos II e o Novo Amapá - 40 das tragédias que abalaram o Brasil, do jornalista paraense Evandro Corrêa relembra os bastidores dos maiores naufrágios registrados nos rios amazônicos com destaque para os navios Sobral Santos II e o Novo Am

Baixar arquivo