Covid-19: Prefeitura do Rio estuda aplicar 3ª dose da vacina em idosos

Publicado em 02/07/2021 - 17:47 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro está estudando aplicar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 nos idosos, após a conclusão da imunização da população em geral e dos adolescentes. Em declarações à imprensa, o prefeito Eduardo Paes já havia levantado essa hipótese, que foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz nesta sexta-feira.

De acordo com Soranz, além de acompanhar estudos nacional e internacionais, a Prefeitura espera obter mais dados a partir do experimento feito na Ilha de Paquetá, que fica no município, e teve toda a sua população adulta vacinada. Agora essas pessoas estão sendo acompanhadas. Os resultados preliminares já devem ser divulgados na próxima semana.

A necessidade da aplicação da terceira dose, ou de um reforço anual, passou a ser cogitada especialmente após o surgimento de novas variantes, contra as quais as vacinas disponíveis podem ter uma efetividade menor. A possibilidade foi confirmada por Soranz, durante a apresentação do boletim epidemiológico da capital, que trouxe boas notícias. No mês de junho, na comparação com maio, a quantidade de óbitos por covid-19 caiu 44% e de acordo com o secretário, a pressão sobre o sistema de saúde também está muito menor, apesar do início do inverno.

Até esta sexta-feira, a cidade do Rio vacinou 59% da sua população adulta com a primeira dose, e 19,5% com a segunda. Além disso, cerca de 50 mil pessoas receberam a vacina da Jansen, de dose única. Como resultado da melhora dos índices, depois de 7 semanas com todo o município em risco alto de contágio, agora 5 das 33 regiões, já estão com risco moderado.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Nova programação da Rádio Nacional FM impulsiona audiência em Brasília

O número de ouvintes no último mês do ano passado foi 23% maior que a média dos onze meses anteriores. Os dados são do Kantar IBOPE Media.

Baixar arquivo
Saúde

Semana de Mobilização de Hanseníase: Saúde vai distribuir testes

O Ministério da Saúde anunciou medidas, a principal delas é a incorporação de testes para diagnosticar a hanseníase de forma gratuita, por meio do SUS - Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Política

OCDE formaliza convite para início da adesão do Brasil à organização

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros da organização, que reúne 38 países. As negociações devem levar de 3 a 5 anos para serem concluídas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto da UFF quer auxiliar na pesca artesanal de mariscos no RJ

Iniciativa vai fazer o monitoramento da produção do molusco em Niterói para aumentar a qualidade higiênico-sanitária dos mexilhões produzidos, além de  auxiliar as famílias produtoras com informações sobre o negócio.

Baixar arquivo
Educação

Pandemia afetou padrão de leitura de 75% de crianças entre 7 e 8 anos

Dados da realidade brasileira foram divulgados pela Unicef. Em todo o mundo, mais de 635 milhões de estudantes estão afetados pelo fechamento total ou parcial das escolas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal soma R$ 1,87 trilhão e bate recorde em 2021

Impulsionou a arrecadação no ano passado o recolhimento extraordinário de R$ 40 bilhões em Imposto de Renda Pessoa Jurídica e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido em 2021. 

Baixar arquivo