Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

Produção acontece na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro

Publicado em 31/07/2021 - 12:24 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Osvaldo Cruz deu início a fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina contra a covid-19 com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), 100% nacional, produzido na unidade Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

O anúncio representa um marco para a produção autônoma da Astrazeneca no Brasil, já que, até então, a Fiocruz dependia da importação do insumo, que é essencial para garantir que o imunizante atue como planejado.

A previsão é que as doses nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano. Os lotes estão na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para depois serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, depois, seguirem para as demais etapas. 

A Fiocruz também informou que vai encaminhar para a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a documentação necessária para alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA.

A fábrica de Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à quantidade de IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas da matéria prima para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, mais de 1 milhão 160 mil doses processadas em um só dia, mantém a expectativa de ampliar a capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.

Além do anúncio, a fundação fez um balanço da distribuição de vacinas até agora: com a entrega de mais um lote nessa sexta-feira, o total disponibilizado ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ultrapassou 80 milhões de doses. Dessas, 76 milhões foram produzidas no Brasil e 4 milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, na Índia. 

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo