Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

Produção acontece na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro

Publicado em 31/07/2021 - 12:24 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Osvaldo Cruz deu início a fabricação do primeiro lote de pré-validação da vacina contra a covid-19 com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), 100% nacional, produzido na unidade Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

O anúncio representa um marco para a produção autônoma da Astrazeneca no Brasil, já que, até então, a Fiocruz dependia da importação do insumo, que é essencial para garantir que o imunizante atue como planejado.

A previsão é que as doses nacionais comecem a ser entregues no último trimestre do ano. Os lotes estão na fase de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo, para depois serem infectadas com o vírus, receberem o tratamento enzimático e, depois, seguirem para as demais etapas. 

A Fiocruz também informou que vai encaminhar para a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a documentação necessária para alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA.

A fábrica de Bio-Manguinhos permanece com capacidade de produção superior à quantidade de IFA importado e segue negociando o envio de novas remessas da matéria prima para o mês de agosto. A produção, que chegou a bater, nesta semana, mais de 1 milhão 160 mil doses processadas em um só dia, mantém a expectativa de ampliar a capacidade com a instalação de uma terceira linha de processamento final de vacinas.

Além do anúncio, a fundação fez um balanço da distribuição de vacinas até agora: com a entrega de mais um lote nessa sexta-feira, o total disponibilizado ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ultrapassou 80 milhões de doses. Dessas, 76 milhões foram produzidas no Brasil e 4 milhões foram importadas já prontas do Instituto Serum, na Índia. 

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz conclui estudo que mostra eficácia de vacinas contra a covid

O levantamento foi feito do dia 17 de janeiro até 19 de julho, a partir de mais de 66 milhões de registros de vacinas. E apontou que a efetividade dos imunizantes varia de acordo com a faixa etária do público.

Baixar arquivo
Cultura

Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos índios Xerente, habitantes da região.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim Fiocruz aponta queda no número de casos e de mortes por covid

O número de casos e de mortes por covid -19 sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz. São 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes.

Baixar arquivo
Esportes

Filha de Pelé posta foto com o pai no Albert Einstein em SP

Kely Nascimento acompanha o pai, Pelé, que teria voltado à UTI, de onde saiu a dois dias, por conta de um problema de refluxo.

Baixar arquivo
Justiça

Criptoativos apreendidos serão depositados em conta judicial

O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, vai ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. A Câmara Criminal decidiu ainda criar um grupo de trabalho para auxiliar os procuradores em casos envolvendo moedas digitais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Vacinação de gestante e puérpera está muito abaixo do esperado

. Pouco mais de 40% das gestantes e das mulheres que acabaram de dar à luz, as puerperas, tomaram pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

Baixar arquivo