Medicamentos: Idec defende revisão da lei da Cmed

Pesquisa aponta importância de comparar preços dos remédios

Publicado em 05/07/2021 - 15:48 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pesquisa do Idec - Instituto de Defesa do Consumidor, divulgada nesta segunda-feira (5), mostra a importância de comparar os preços dos remédios antes de comprar. A economia pode ser enorme. De acordo com o levantamento, o medicamento Omeprazol, por exemplo, tem uma variação de 400% entre o teto permitido e o preço de mercado nas farmácias. E segundo o Idec, infelizmente, essa variação de preços ao consumidor segue a regulamentação atual da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, a Cmed. 

Criada em 2003 para proteger o consumidor e estabelecer um teto no preço dos medicamentos, a Câmara de Regulação faz reajustes anuais no teto dos preços e, por isso, no acumulado dos anos, a variação permitida para o valor de alguns remédios pode ficar muito grande.  

A servente de limpeza Helena Francisco contou que costuma ir a várias farmácias pesquisar antes de comprar.

Com as leis atuais, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos não pode reduzir os preços dos tetos, conforme explicou a consultora de saúde do Idec, Ana Paula Navarrete.

Por isso, o Idec defende uma revisão na lei da Cmed, expressa no projeto de lei 5.591 de 2020 em tramitação no Senado Federal que, dentre outras coisas, permita que a Câmara de Regulação reduza o teto dos remédios, além de dar mais transparência aos preços estabelecidos para remédios novos, por exemplo, obrigando as farmacêuticas a revelarem os recursos gastos em pesquisa e desenvolvimento dos medicamentos.

Mais detalhes dessa campanha e do projeto de lei podem ser vistos no site remedioaprecojusto.org.br

* Com produção de Joana Lima.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Mais de 110 mil mulheres voltam a receber auxílio emergencial

Depois que o governo suspendeu 600 mil cadastros do auxílio emergencial, para análise, mais de 110 mil mulheres vão receber todas as parcelas deste ano, nesta sexta-feira (6). O total de pagamentos vai chegar a R$ 82 milhões.

Baixar arquivo
Saúde

20 países da América Latina e Caribe já tem casos da variante delta

20 países da América Latina e o Caribe já detectaram a presença da variante delta dentre os infectados por covid-19: Argentina, Peru, Chile, Equador, além do Brasil, são alguns dos que já tem presença da variante delta em seus territórios.  E isso num momento em que apenas 18%

Baixar arquivo
Internacional

Brasil defende transferência de tecnologia e produção local de vacina

O Brasil participou de encontro sobre vacinas coordenado pela China e defendeu transferência de tecnologia e produção local de imunizantes como formas de levar doses para as populações dos países menos desenvolvidos.

Baixar arquivo
Esportes

Isaquias Queiroz começa busca por medalha na C1 1000m individual

Além de Isaquias Queiroz ser o atual campeão mundial da classe (2019), na Rio 2016 se tornou o brasileiro que mais colocou medalhas no peito na história em apenas uma edição dos Jogos.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Felipe dos Santos termina na 18ª posição do decatlo

A participação dos brasileiros no atletismo está próxima do fim em Tóquio 2020. A última competidora do país, Érica Sena, disputará a final da prova de marcha atlética de 20km.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal realiza operação contra fraude no auxílio emergencial

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, a Operação Voltheia II contra fraudes no auxílio emergencial destinado à população com dificuldades financeiras durante a pandemia de Covid-19.

Baixar arquivo