Quatro estados assinam documento da Anvisa para importar Sputnik V

São eles: Piauí, Bahia, Sergipe e Pernambuco

Publicado em 29/07/2021 - 22:01 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa atualizou nesta quinta-feira (29) a situação da compra da vacina Sputnik V pelos governos estaduais. No dia 15 de junho a agência reguladora autorizou que os estados importassem de maneira excepcional e distribuíssem aos municípios um número limitado de doses do imunizante do instituto russo Gamaleya. Somente o correspondente à vacinação de 1% da população de cada estado.

A autorização é válida apenas para os estados que se comprometerem a cumprir 22 compromissos definidos pela Anvisa. Isso se deve à falta de informações sobre qualidade, segurança e eficácia da vacina. Essas condicionantes preveem medidas antes, durante e após o processo de importação.

Até agora, dos 16 governadores que fizeram o pedido para comprar a Sputnik V, somente quatro assinaram os termos de compromisso. São eles: Piauí, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Apesar disso, a Anvisa informou que esses estados ainda não cumpriram três itens relacionados à etapa pré-importação, relacionados à esterilidade das vacinas e à fabricação da matéria prima, o IFA.

Os estados do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas receberam o documento, mas ainda não assinaram. E o Ceará solicitou ajuste para firmar o termo.

A Anvisa não recebeu proposta referente ao cumprimento das condicionantes de sete estados: Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Goiás, Amazonas e Minas Gerais. Ao todo, a Anvisa autorizou a importação excepcional de 2 milhões e 99 mil doses.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Projeto Mulheres Trans de Negócios oferece bolsa-capacitação no RJ

Realizado pela prefeitura do Rio em parceria com o Sebrae e o Grupo Arco Íris, participantes aprenderam como montar um negócio e colocar em prática suas ideias para gerar renda e inclusão social.  

Baixar arquivo
Geral

Portaria libera recursos a municípios em estado de emergência na Bahia

Ministério da Saúde publicou portaria de apoio aos municípios da Bahia por causa do excesso de chuvas no estado. Serão destinados mais de R$ 100 milhões para atendimento na atenção primária na saúde.

Baixar arquivo
Saúde

31% de acidentes com ferido ocorrem com motorista sob efeito de drogas

O levantamento da USP apontou que 31% dos internados haviam feito uso de pelo menos uma substância psicoativa antes de se acidentar. A droga mais prevalente foi o álcool, consumido por 23% dos entrevistados. A cocaína aparece em segundo lugar, com 12% dos casos

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa pede informações ao Ministério da Saúde sobre autoteste

Por 4 votos a 1, a Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu pedir ao Ministério da Saúde mais informações sobre como funcionaria o autoteste para detectar a infecção por covid-19.

Baixar arquivo
Educação

Universidades avaliam a pandemia para o retorno às aulas presenciais

O aumento de casos de contaminação pela variante ômicron provocou o adiamento do retorno as atividades presenciais em diversas universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: prefeitura de Goiânia estabele novas medidas de restrições

Na tentativa de frear o aumento das contaminações pelo coronavírus, a prefeitura de Goiânia publicou um novo decreto que proíbe festas de carnaval nas ruas ou em outros ambientes abertos e fechados.

Baixar arquivo